Cidades

“Arquitetura tem que trabalhar com sonho, ousadia”, Ruy Ohtake fala do conceito do Parque Ecológico

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Na última parte do especial Indaiatuba 187 anos – Às margens do Parque do Comando Notícia, o arquiteto Ruy Ohtake conta, em entrevista exclusiva, sobre o conceito do Parque Ecológico na sua construção, 25 anos depois. Assista ao vídeo mais abaixo. Se você perdeu a primeira parte, pode assistir aqui. A segunda também está disponível aqui.

“Mais do que preservar a natureza, acho que fazer um uso adequado dela é melhor do que deixar lá. Porque fica um pouco contemplativa. É claro que tem uma parte de troca de oxigênio, mas acho que a gente tem que ter um uso adequado e não predatório, foi uma das intenções do Parque”, conta.

“Os moradores de Indaiatuba tem um orgulho do Parque que, para mim, é uma satisfação de cidadão para cidadão e também de arquiteto para uma cidade. Ter conseguido isso no Brasil, um exemplo tão integral de Parque em relação à sua cidade, é inédito”, analisa.

“Me falaram na época que o projeto era uma coisa um pouco sonhadora. Aí eu falei que se arquitetura e urbanismo não trabalharem um pouquinho com sonho, vamos fazer só dois mais dois é igual a quatro. O Brasil na época tinha 0 milhões de habitantes e eles estão esperando uma atitude um pouco mais generosas com a cidade e com a população. É pensar um pouco adiante da evolução da cidade, avançar para algo mais concreto com um exemplo que engrandeça e tenha um pouco do respeito à população”, diz.

“Algumas coisas eu aprendi com Oscar Niemeyer [quem projetou Brasília] e uma delas é fazer a criação com a maior liberdade possível. Tem algumas obras pequenas [que fiz] que tem significados interessantes como a embaixada do Brasil em Tóquio. Fui convidado pelo Itamaraty para fazer o projeto que deve ter uns cinco mil metros de construção, mas que eu fiz com a forma da arquitetura e da cultura brasileira. Ousadia é importante, fundamental, a questão de inovar e surpreender. A surpresa faz parte do trabalho que faço”, encerra.

Foto: Comando Notícia