Comando Noticias– Seu Portal de Notícias em Indaiatuba - 15/12/2017

Publicado em: 05 dezembro 2017

Câmara aprova empréstimo em segunda votação e orçamento de 2018

Dos 12 textos da ordem do dia, 10 eram do Executivo, ou seja, da Prefeitura.

IMG_0103

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – O empréstimo de pouco mais de R$ 800 mil que a Prefeitura quer contrair com o Banco do Brasil para comprar dois caminhões e um trator foi aprovado em segunda votação na sessão da Câmara desta segunda-feira (4), a penúltima do ano. O texto passou com o voto contrário dos três vereadores do bloco de oposição.




Também foi votado o orçamento do ano que vem. O projeto passou e as três emendas apresentadas ficaram para a semana que vem. Outros 10 textos foram analisados, quatro com urgência, e todos passaram. [Leia abaixo a coluna Curtas Comando]

Os projetos em que foi pedida a votação imediata são referentes à repasse de recursos, três na área da saúde e um na educação. Dos 12 textos da ordem do dia, 10 eram do Executivo, ou seja, da Prefeitura. Um da Câmara, que instituiu o projeto Visite à Câmara – para que escolas e entidades possam marcar visitas para conhecer o Legislativo. O outro projeto foi do vereador Arthur Spíndola (PV) instituindo a Copa São Paulo de Futebol Junior ao calendário oficial do município.

Um requerimento para autorizar a realização da sessão solene de aniversário da cidade no sábado, dia 9, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), foi votado e aprovado por unanimidade. Foram seis moções, duas de pesar – uma delas ao falecimento do ancião da Congregação Cristã do Brasil.

Curtas Comando

Ato falho

O vereador Januba (DEM) apresentou uma indicação para “batizar” o elevado do Parque Ecológico, no Jardim Hubert, com o nome do ex-prefeito Clain Ferrari. O problema é que nomes para locais públicos, de acordo com o regimento interno da Câmara, só pode ser dado caso a personalidade tenha morrido – o que não é o caso do ex-prefeito, que tem mais de 80 anos.

Só risadas

Antes de ler a indicação, o primeiro secretário, vereador Luiz Carlos Chiaparine (PMDB) consultou o presidente Hélio Ribeiro (PSB) e pulou a parte. Januba foi chamado à mesa e avisado do ato falho. Enquanto Hélio riu, Chiaparine teve que se virar para continuar lendo sem cair na gargalhada…

Cada mergulho é um flash…

Falando em ler, o secretário – como vem se tornando um hábito, foi tirar foto com os homenageados em moção dada por ele e deixou a mesa por cinco minutos. O problema é que a sessão continuou e, após todos que se inscreveram falarem, a mesa de secretário ficou vazia e o presidente não poderia continuar a sessão…

IMG_0107

Cadeira ficou vazia por cinco minutos, das 18h41 até às 18h46.

Substituição

Foi aí que o presidente chamou a segunda secretária Silene Carvalini (PP), que assumiu os trabalhos e prosseguiu lendo a ordem do dia. Chiaparine, quando voltou, foi para o lado do vereador Edvaldo Bertipaglia (PSB), onde estava anteriormente Silene.

IMG_0108

Mesa recomposta e o trabalho foi retomado.

Cornetada

Durante a votação do projeto do vereador Arthur Spíndola (PV) que institui a Copa São Paulo de Futebol Junior no calendário oficial da cidade, o líder do governo, Cebolinha (PMDB) não perdeu tempo e deu uma cornetada. “Graças ao Primavera o São Paulo tem um lindo uniforme”, disse, para o riso de muitos no plenário. A piada é: o uniforme do Primavera e o do São Paulo são idênticos, com duas listras (uma preta e outra vermelha). Só que o time de Indaiatuba foi fundado antes do time da capital.

Hélio Bonner?

O presidente da casa terminou a sessão antes da hora. Ainda havia um texto a ser votado quando Hélio deu por encerrado o expediente. Assim como fez o âncora do Jornal Nacional, William Bonner, há muitos anos, o presidente se antecipou. Não que isso tenha mudado em nada. O texto foi rapidamente aprovado e, aí sim, a sessão acabou para que “Deus continue nos abençoando”, como disse Hélio.

Tapas e beijos

Geralmente oponentes na tribuna, os vereadores Cebolinha (PMDB) e Ricardo França (PRP) ficaram um longo tempo conversando durante a sessão. Não houve embate na penúltima sessão do ano. Trégua para as férias? Aguardemos.

IMG_0097

Filhos em primeiro lugar

A sessão foi tão morna que duas crianças brincavam desapercebidas na plateia. O pai até prestava atenção, mas elas estavam dando atenção às filhas bonecas dando mamadeira e fazendo dormir. Prioridades, né?

IMG_0104

Filhas-bonecas serviram como distração para as meninas durante a sessão.

Iluminação

Assim como diversos pontos da cidade, a Câmara também está iluminada. Foram usados, de acordo com um funcionário, 400 metros de luzes para colorir a fachada do órgão público na Rua Humaitá. As árvores estão com uma iluminação que não para de piscar e o contorno tem um ritmo diferente.

Reforma

O estacionamento da Câmara está em reformas. O local que tinha pedras anteriormente receberá um piso chamado de “intertravado”. As obras devem durar uma semana, de acordo com os próprios funcionários. O custo, segundo o Diário Oficial, está em R$ 79 mil. É bom que a obra não dure muito porque estacionar nas redondezas da Câmara não é das tarefas mais fáceis.

fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia

Notícias relacionadas

Siga nossa página no facebook
error: Conteúdo Protegido!