Comando Noticias– Seu Portal de Notícias em Indaiatuba - 17/01/2018

Publicado em: 13 janeiro 2018

Família autoriza doação de órgãos de jovem que morreu em Salto

O pai do rapaz que doou os órgão, Valdecir Terto de Souza, disse que este era o desejo do jovem, conforme conversa feita com os familiares em certa ocasião, e está sendo cumprido.

WhatsApp Image 2018-01-12 at 17.27.49 (2)

SALTO – Nesta tarde de sexta-feira (12), o helicóptero Águia da Polícia Militar ajudou no transporte do primeiro órgão do jovem Anderson Terto de Souza, de 30 anos, para doação.

Como o coração precisa ser transplantado no prazo de quatro horas, foi o primeiro a ser levado até um paciente do Albert Einstein, em São Paulo. Outros órgãos (rins, fígado e córneas) também serão doados para quem aguarda na fila do Sistema Único de Saúde.




O pai do rapaz que doou os órgão, Valdecir Terto de Souza, disse que este era o desejo do jovem, conforme conversa feita com os familiares em certa ocasião, e está sendo cumprido.

WhatsApp Image 2018-01-12 at 17.27.49

Os órgãos captados foram coração, fígado, rins e córneas que serão distribuídos pela Central de Transplantes segundo compatibilidade e fila de espera pelos órgãos e tecidos.

O processo foi realizado com sucesso.“Sabemos o quanto foi importante para a família do doador tomar esta decisão e não podemos esquecer de agradecer este ato de amor”, afirma assistente social do Hospital Monte Serrat, Jaqueline de Matos.

A doação cumpriu todas as etapas do protocolo de morte encefálica e a equipe de assistentes sociais do Hospital comunicou a Santa Casa de Itu, que desde o ano de 2015 é referência em âmbito regional como OPO (Organização de Procura de Órgãos), que visa contribuir com o processo de doação de órgãos e tecidos para Transplantes.

Doação no Haoc

Houve uma captação de órgãos parecida com a noticiada acima no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) em outubro do ano passado. A equipe da Unicamp foi acionada e o procedimento resultou na captação de córneas, rins, fígado e coração, ajudando assim diversas pessoas que aguardam na fila de transplante.

Fotos: Edemilson Santos

Notícias relacionadas

Siga nossa página no facebook
error: Conteúdo Protegido!