Comando Noticias– Seu Portal de Notícias em Indaiatuba - 17/01/2018

Publicado em: 02 janeiro 2018

Férias no Comando: Parque de Lavras é opção gratuita em meio à natureza para a família

O Parque de Lavras é um dos vários pontos turísticos de Salto. Possui 140 mil metros quadrados e vários atrativos em seu interior.

entrada-parque-de-lavras-salto

NÚBIA ISTELA

SALTO – Janeiro chegou e o Comando Notícia não perdeu tempo e foi atrás dos principais pontos turísticos da região de Campinas, sobretudo no interior do estado de São Paulo. Ah! É importante lembrar que não é qualquer dica. Fomos atrás de diversão para família toda, mas que se pague menos por isso ou nada. E a nossa maratona turística começa em Salto com o auxílio do monitor de turismo e educador ambiental, Daniel Josué Constantino de 28 anos. E essa aventura começa no Parque de Lavras.




O Parque de Lavras é um dos vários pontos turísticos de Salto. Possui 140 mil metros quadrados e vários atrativos em seu interior. Fundado em 1990, ele conta com a Praça do Granito, Relógio Solar, Jardim das Bromélias, Museu, Mirante dos Matacões, Recanto do Rio, Auditório, Quiosques e a Usina do Parque de Lavras, alem de lanchonetes dentro e fora do parque. Banheiros e estacionamento.

“O Monumento de Nossa Senhora do Monte Serrat foi erguido em 1978, sendo a segunda imagem em Salto e a Quarta maior no Mundo.Nossa Senhora do Monte Serrat ou “La Moreneta” – A Moreninha, pertence a cultura religiosa catalã da Catalunha na Europa. Tendo sida trazida para Salto pelo Capitão Antonio Vieira Tavares, sobrinho do bandeirante Borba Gato, a tradição religiosa é conhecida também em Santos e Cotia”, prossegue.

parque-de-lavras

A Praça do Granito além de entrada principal do parque, também homenageia os canteiros, calceteiros e cortadores de rochas. “Cultura essa vinda de Portugal e grandemente representada na Orla de Copacabana. Além disso, possui também seis amostras de granitos, pertencentes aos 12 tipos e colorações diferentes encontradas no estado de São Paulo. O Relógio Solar, é um importante marcador de tempo e funciona com a rotação e translação da Terra com o Sol”, informa.

O Jardim das Bromélias, além de uma mandala calçada, possui algumas sub-espécies de bromélias das 250 mil já catalogadas, ainda segundo Constantino. O Mirante dos Matacões é uma formação rochosa de granitos com aproximadamente 500 milhões de anos e a parte mais alta dentro do parque com uma visão panorâmica de tirar o fôlego, informa.

“O Museu dos Operários possui importantes informações do contexto histórico de Salto e é um arquivo externo do Museu da Cidade, contanto um pouco sobre as pessoas que trabalharam e moraram no local, trabalhando diretamente com a segunda Usina hidrelétrica do Rio Tietê e primeira Usina do Baixo Médio Tietê. A Usina do Parque de Lavras foi construída em 1904 e entregue em 1907. Gerou energia até 1929 sendo atingida pela primeira grande enchente do Rio Tietê. Ficando no sistema de funcionar e parar até 1948, depois sendo abandonada e tendo seus equipamentos vendidos, exceto a turbina avariada que se encontra no local até a data presente”, diz.

a-usina-e-o-rio-tiete

Construída com mão de obra humana, sua frente possui um granito com a data de construção 1904. No telhado, um lado de zinco marca a construção e o lado com telhas marca a reforma e fundação do parque. ” O parque em si, além de um importante ponto turístico de Salto, também é, dentro da biologia, considerado parte do corredor ecológico que vem desde o planalto atlântico sentido o Vale do Ribeira de Iguape. Detém varias espécies de plantas e o bioma predominante é o Cerrado. Poucos animais endêmicos ainda podem ser encontrados e muitos migratórios como as aves acabam se tornando um ótimo destino para os amantes e observadores de aves”, informa Daniel.

Pessoas do nosso Brasil que desejam um passeio nas férias no meio de mais de um século de história e ainda pensam no bolso é só vir para Salto e conhecer uma cidade rica em turismo. A nossa viagem está só começando. Então, aperte os cintos que logo logo tem mais.

SERVIÇO

Parque das Lavras

Onde fica: R. Tamoios, 427 – Jardim Itaguacu, Salto

Funcionamento: das 8 às 19 horas

Tempo de percurso a pé desde o Memorial do Rio Tietê: 20 minutos

Entrada gratuita.

 

fotos: divulgação

Notícias relacionadas

Siga nossa página no facebook
error: Conteúdo Protegido!