Comando Noticias– Seu Portal de Notícias em Indaiatuba - 17/01/2018

Publicado em: 12 janeiro 2018

Férias no Comando: Parque do Varvito tem cachoeira e lago artificiais

De acordo com Daniel, o paredão anuncia a formação geológica em sua idade aproximada de 280 milhões de anos.

41183684

NÚBIA ISTELA

ITU – A nossa expedição turística desembarca em Itu, cidade conhecida pelos exageros. Começaremos pelo Parque do Varvito, segundo o educador ambiental e monitor de turismo Daniel Josué Constantino, o Parque do Varvito foi fundado em 1990, “ele foi  fonte de pesquisa de um dos maiores geólogos do Brasil, o professor da USP Antônio Carlos Rocha Campos, acrescentou. Mostramos anteriormente o Parque das Lavras, em Salto.




O Parque Ecológico do Varvito é um ponto turístico público, em seu interior há parque infantil, cachoeira artificial (proibida a entrada), paredão rochoso, lago artificial, quiosques, gruta que chora, banheiros e área de estudo coberta. “O nome Varvito, deriva da classificação nórdica e sueca Varv = placa / Ito = sedimento (Varvito = Placa sedimentar)”, informou o educador ambiental.

De acordo com Daniel, o paredão anuncia a formação geológica em sua idade aproximada de 280 milhões de anos. Sendo que as placas em sua denominação podem variar de 10 cm à 1 metro de espessura. “As colorações – cinza e branco – diferem inverno e verão. No inverno, com a formação do gelo a água carregava argilito e silte. No verão, era carregado a areia, argila e silte. Devido a areia ser mais pesada e os outros dois minerais mais leves, ocorria diferenciação na bacia de sedimentação onde se encontra a formação rochosa. Além disso, as placas – ou varvis – são numeras em aproximadamente 365 placas que vão de 10 cm à 1 metro de espessura ; e 5.892 plaquetas da grossura de uma unha, as chamadas placas sedimentares.”

Sobre o montante, existe um platô aberto, onde pode-se encontrar registros fósseis – os icnofósseis. Seres bentônicos que viviam no solo de grandes fendas, lagos e oceanos do passado.

parque

“Na porção esquerda do paredão ainda se pode encontrar um “Calhau caído ou Seixo rolado”, este que, considerado uma pedra de água doce em formação arredondada, leva a teoria do desprendimento de um pedaço de gelo ou rolamento do mesmo, onde fora depositado no montante e coberto por novas placas sedimentares, deixando visível a forma de um olho na parede rochosa”, diz.

A gruta que chora, é uma porção superior de Varvito sobreposta por vegetação de Cerrado da predominação do Bioma Cerrado na região. Ela esta entre os caminhos de lençóis freáticos que acabam vertendo na rocha sedimentar, fazendo com que a mesma goteje constantemente tendo diminuição apenas nas épocas de seca, sem jamais secar. A Cachoeira artificial é uma área calma sob as árvores, tanto para estudo, quanto para descanso, já que é uma continuidade do paredão.

Logo mais a expedição turística do Comando Notícia trará outras dicas irresistíveis de turismo gratuito, cheio de histórias para todo mundo aproveitar bem as férias.  E não se esqueçam, o Parque do Varvito funciona de terça a domingo das 8h30 às 16h. Para visitas escolares é necessário agendamento por telefone. Por segurança, o parque não abre em dias chuvosos.

Varvitos_04

fotos: divulgação

Notícias relacionadas

Siga nossa página no facebook
error: Conteúdo Protegido!