Cidades

“Não existe na história do Brasil um Parque como este”, Ruy Ohtake fala sobre o pioneirismo do Parque Ecológico

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – “É por isso que a gente tem que acreditar no Brasil. Ao meu ver, aconteceu um milagre na época. O Parque foi implantado em três anos. Não existe na história do Brasil um Parque inteiro, com oito quilômetros de extensão, que a largura varia de acordo com o relevo, mas a largura média é de 800 metros, e que tinha um rio que era um esgoto se recuperar em três anos”, conta Ruy Ohtake ao Comando Notícia na segunda parte do especial Indaiatuba 187 anos – Às margens do Parque. Você pode assistir a entrevista do arquiteto em vídeo abaixo. Se perdeu a primeira parte, não precisa se preocupar porque aqui pode ver tudo.

“Depois de cerca de três anos e meio, em uma tarde ensolarada, as pessoas poderiam – como fazem até hoje, num fim de tarde bom, fazer o seu exercício. Como a cidade de Indaiatuba tem uma forma alongada e rio corre assim, então, uma grande parte chega a pé e com a maior facilidade ao Parque que, obviamente, depois de 25 anos a cidade já transpôs o Parque”, analisa.

O projeto é levado por Ohtake como exemplo para diversos lugares. “Indaiatuba é um dos melhores exemplos nacionais de como uma cidade conquistou um Parque e eu levo esse exemplo para diversos eventos de arquitetura e urbanismo e considero um dos projetos muito interessantes que eu consegui implantar. Arquitetura e urbanismo, eu acredito implantado, organizado. O papel é uma etapa importante, mas essa ação tem que ser em benefício de toda a população, o que só acontece quando a obra está concluída, efetivada”, afirma.

“Fazer com que as pessoas possam ter adequados locais para seus exercícios, caminhadas, é um objetivo que toda cidade tem que ter. AS cidades litorâneas que tem a praia – que é pública, já ajuda muito. Todas as cidades que tem praias, ficam lotadas. As cidades para o interior precisam acreditar que isso seja uma coisas boa e não só para cumprir um programa governamental, mas tendo a aprovação da sociedade”, encerra.

A terceira e última parte do especial Indaiatuba 187 anos – Às margens do Parque você assiste no domingo, dia 10.

foto: Comando Notícia