HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Uma parceria da iniciativa privada com a Prefeitura anunciada nesta terça-feira (6) garantirá 171 cirurgias vasculares. Atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são realizados oito procedimentos mensalmente e a intenção é que este número se torne semanal, com 32 procedimentos de varizes por mês durante cinco meses, todos no Hospital Dia. A ação tem apoio da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci) e da SH Dias, com R$ 150 mil e R$ 12 mil, respectivamente.
De acordo com a secretária da Saúde, Graziela Garcia, foram realizados 13 procedimentos e até o final desta semana este número pode chegar a 17. Nenhuma das cirurgias até o momento apresentou complicações, mas caso aconteça a parceria também tem o apoio do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc).
De acordo com os responsáveis, a cirurgia de varizes foi escolhida por haver uma fila com pessoas esperando há mais de dois anos e também por haver muitos afastamentos do trabalho pelas complicações. Ainda segundo Graziela, a demanda da cirurgia deste tipo vai ser praticamente zerada na cidade após a parceria.
O prefeito Nilson Gaspar (MDB) afirmou que o modelo de parceria pode ser estendido para outras áreas. “Principalmente saúde, mas também pode ser uma empresa privada ajudando o esporte, por exemplo”, diz. “Hoje a gente recebe mais de 110 mil atendimentos em Indaiatuba por mês e 25% destes vem de fora da cidade, por isso a saúde fica com problemas e demora.”
fotos: divulgação/Comando Notícia