Comando Noticias– Seu Portal de Notícias em Indaiatuba - 20/02/2018

Publicado em: 09 fevereiro 2018

Rapaz de Itu morre com febre amarela em hospital de Indaiatuba

Até o momento as Prefeituras de Indaiatuba e Itu não deram detalhes sobre o caso.

febre amarela

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Um rapaz de 26 anos morreu por causa da febre amarela em Indaiatuba. A confirmação aconteceu agora pouco pela Prefeitura de Itu, cidade a 25 quilômetros daqui, onde o rapaz morava. A morte foi no dia 11 de janeiro, mas os resultados dos exames saíram nesta sexta-feira (9). A Prefeitura de Indaiatuba afirmou, em nota, que não recebeu nenhuma notificação oficial sobre este caso. Ainda não se sabe se foi no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) ou no Santa Ignês.




A cidade vizinha confirmou dois casos. Em um deles, o paciente é um engenheiro que frequentou regiões de risco, onde contraiu o vírus. O engenheiro foi tratado e já obteve alta. O segundo caso é o da morte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itu, o local do contágio pelo vírus já está sendo investigado. O Comando Notícia tentou contato com a Prefeitura de Itu para ter mais detalhes, mas não obteve sucesso.

Até o momento não há confirmação de que o vírus já esteja circulando em Itu, mesmo assim a Prefeitura reforça o apelo para que os cidadãos compareçam às unidades de saúde para se vacinar. Até o momento, somente 10% da população foi imunizada.

No caso de Indaiatuba, a Prefeitura afirma que no ano passado 70% da população foi vacinada. Até então, o caso mais próximo da cidade tinha sido registrado em Sorocaba com internação em Porto Feliz, a 60 e 40 quilômetros, respectivamente. Na quarta-feira (7), a assessoria da Prefeitura de Indaiatuba afirmou que não havia outros casos suspeitos sendo investigados.

Vacinação em Indaiatuba

Na terça-feira (6) chegaram cinco mil doses da vacina e desde dezembro já chegaram mais de 10 mil doses. De acordo com a Secretaria da Saúde, a cidade continua a vacinação nas Unidades de Saúde após o prévio cadastramento. Atualmente são aplicadas em média 600 doses diárias, ou seja, entre 30 e 50 doses por dia em cada uma das 16 Unidades de Saúde de Indaiatuba. Cerca de 70% da população de Indaiatuba já está imunizada.

O município continuará aplicando a dose padrão da vacina, basta que o munícipe agende a aplicação na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A Anvisa esclarece que as pessoas que já se vacinaram com a dose padrão contra a doença, em algum momento da vida estão imunizadas e não precisam receber reforço. Mais informações: 3834-9289.

Vacinação em Salto

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deve intensificar a vacinação contra febre amarela a partir da próxima quinta-feira (15), após o município ter sido relacionado pela Secretaria de Estado da Saúde para realizar a aplicação de doses fracionadas da vacina – que duram até oito anos. O município, que segue sem registros da doença, deve imunizar inicialmente em torno de duas mil pessoas por semana. Telefones para dúvidas: (11) 4602-2082 e (11) 2840-1209

Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) continuarão com a vacinação em dias alternados, mas devem ampliar o atendimento da população por meio de agendamento. A vacinação estará disponível para crianças a partir de nove meses de idade, adolescentes, adultos e idosos. Todas as pessoas deverão preencher a triagem para a vacina de febre amarela e ter acesso às informações referentes à contraindicação e riscos de eventos adversos.

Atualmente, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, conforme o cronograma: Bela Vista – 2ª feira; Cecap – 2ª feira; Jardim Donalísio – 3ª feira; Salto de São José – 4ª feira; Jardim das Nações – 5ª feira; CS II (Centro) – 5ª feira; Jardim Saltense – 6ª feira; Jardim Santa Cruz – 6ª feira; São Gabriel – 6ª feira. O horário de atendimento ocorre das 8h às 15h30. Existe a possibilidade de agendamento da vacina, bastando procurar o chefe de setor da unidade de saúde para orientações.

Vacinação em Itu

Durante o carnaval, nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza plantão de vacinação nos Pronto Atendimentos Municipais (PAMs), localizados no Parque Industrial e da Vila Martins, das 7h às 19h. Telefones para tirar dúvidas: (11) 4886-9611 ou (11) 4886-9873 .

Após o carnaval, continua o esquema de vacinação iniciado no último dia 8 de fevereiro: de segunda a sexta-feira, nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h; no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM I), no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM II), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), no Centro de Referência da Mulher (CRM) e no Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime), das 8h às 12h; nos Pronto Atendimento Municipais (PAM), situados no Parque Industrial e na Vila Martins, das 7h às 22h; e no Centro de Vigilância em Saúde (CVS), a partir das 8h. Este último, localizado na Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75, atenderá somente quem viajará para o exterior mediante apresentação de passagem aérea.

A vacinação oferecida no município é a dose fracionada para a maioria da população, sendo dose completa somente para crianças de 9 meses a 2 anos e para pessoas que viajarão para o exterior. No caso de idosos não há mais necessidade de carta de recomendação médica. Para se vacinar é importante levar a Caderneta de Vacinação. O efeito protetor da vacina se inicia dez dias após a vacinação e é importante o uso de repelente para se proteger de picadas de mosquitos.

foto: divulgação

Notícias relacionadas

Siga nossa página no facebook
error: Conteúdo Protegido!