Comando Noticias– Seu Portal de Notícias em Indaiatuba - 17/01/2018

Publicado em: 05 janeiro 2018

Secretaria de Esportes realiza balanço do ano

Esse ano o atendimento do Lazer Esportivo aumentou de 6.500 para 8.500 alunos em 19 núcleos esportivos e mais de 10 modalidades esportivas.

_DSC4113

A Secretaria de Esportes de Indaiatuba, comandada pelo secretário, Marcos Antônio de Moraes, conhecido como Marquinhos, visa possibilitar o acesso à atividade física, buscando uma melhoria na qualidade de vida do munícipe, através de programas que abrangem a população a partir dos 6 anos. A pasta mantém programas permanentes como: Esporte Cidadão, Lazer Esportivo e Esporte Competitivo. Além desses, esse ano foi iniciado o projeto ‘Juventude Esportiva’. Atualmente a Secretaria oferta 40 modalidades em 19 núcleos esportivos.

De acordo com o secretário da pasta esse foi um ano muito positivo e de grandes conquistas. “Conseguimos idealizar o programa juventude esportiva e também recebemos diversos eventos no Velódromo Municipal. Nosso trabalho visa levar qualidade de vida ao cidadão por meio do esporte, promovendo saúde e bem-estar.  Além disso, temos o objetivo de fortalecer nossos atletas competitivos para tornar o município uma potência no esporte regional, sendo assim, estamos caminhando para isso, esse ano fomos os campeões dos Jogos Regionais no quadro de medalhas e competimos os Jogos Abertos pela primeira vez na primeira divisão, conquistando mais de 200 medalhas nos dois eventos”, explica Marquinhos.




Com a finalidade de estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade,  a Secretaria Municipal de Esportes e a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) oferecem o programa Esporte Cidadão. Atualmente com 7.275 inscritos. Inserido na Lei de Incentivo ao Esporte, como manifestação Educacional, este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 19 núcleos esportivos, em 20 modalidades esportivas e uma equipe de professores e coordenadores empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor. O Esporte Cidadão atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com turmas de 20 a 30 alunos em 2 aulas semanais, 3 faixas de idade: 06 a 08 anos; 09 a 11 anos e 12 a 15 anos.

O Lazer Esportivo da Secretaria de Esportes visa propor benefícios à saúde física e mental para pessoas a partir dos 16 anos, incluindo a terceira idade, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida; democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. Esse ano o atendimento do Lazer Esportivo aumentou de 6.500 para 8.500 alunos em 19 núcleos esportivos e mais de 10 modalidades esportivas. Os alunos do Lazer também são engajados em ações sociais e periodicamente se organizam para colaborar com entidades da cidade. Este ano, foram arrecadas e doadas 79 mil fraldas geriátricas para o Funssol e demais entidades sociais. São realizados igualmente eventos especiais, como o Programa ‘Ginástica no Parque’, realizado no Barco do Parque Ecológico, com aulas gratuitas ao ar livre para a população.

O setor de Esporte competitivo é responsável pela logística de competição das equipes representativas do município em eventos de âmbito municipal, regional, estadual, nacional e internacional. Atualmente apoia de maneira direta 26 modalidades esportivas e 856 atletas.

Os objetivos para o Esporte Competitivo é: Fornecer apoio logístico para a participação em campeonatos representando a cidade; Treinamento e aperfeiçoamento técnico para os professores; Aumento do atendimento das modalidades já existentes na Secretaria de Esportes; Criar e equipar espaços específicos para o desenvolvimento das modalidades; Ampliar a parceria da iniciativa privada com a Secretaria de Esportes.

Com o objetivo de oferecer aos adolescentes e jovens de 16 a 21 anos de Indaiatuba a prática de esportes de forma orientada, estimulando uma reflexão na sociedade sobre os aspectos de saúde e qualidade de vida; proporcionando a participação, integração entre as comunidades, o acesso ao esporte, lazer, além do aprendizado e desenvolvimento motor, social, ético e moral.

Dar a oportunidade aos jovens de participarem dos projetos esportivos da secretaria, oferecendo diversas atividades para população conforme sua preferência, de acordo com o número de vagas disponíveis. Este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 10 núcleos esportivos e atende atualmente 500 pessoas em 14 modalidades esportivas.

A Prefeitura de Indaiatuba o I Circuito Esportivo Jovem. O evento está dentro do calendário esportivo do Projeto Juventude Esportiva da Secretaria de Esportes que atende adolescentes e jovens de 16 a 21 anos com aulas em 14 modalidades esportivas em 10 núcleos esportivos da cidade. O Circuito contou com atividades como: voleibol; basquete; handebol; capoeira; corrida; futebol de campo; futsal; karatê; jiu-jitsu; ginástica de trampolim; ginástica geral e tênis de campo.

Também com o foco de melhoria e padronização, foi criada a Coordenação Pedagógica, direcionada à implantação de processos didáticos de aperfeiçoamento contínuo e treinamento a toda a equipe da Secretaria de Educação. Entre os programas desenvolvidos, estão capacitações em parceria com a Unifesp e a USP. Atualmente são 500 inscritos.

Desempenho

Indaiatuba concluiu sua participação na 61ª edição dos Jogos Regionais de Americana, campeã do quadro geral de medalhas, com 193 premiações, sendo 104 ouros, 67 pratas e 22 bronzes, à frente de Campinas com 160 medalhas. Na classificação por pontos, a equipe indaiatubana ficou em segundo lugar, com 166 pontos. A primeira colocação foi de Campinas com 181 pontos. Com o resultado a equipe de Indaiatuba subiu três posições em relação ao ano anterior, alcançando a melhor participação em termos de resultados da história. A competição aconteceu em Americana entre os dias 11 e 21 de julho.

A participação de Indaiatuba no 81º Jogos Abertos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni foi memorável. O município estreou na primeira divisão e conquistou 103 medalhas no total, sendo 41 ouros, 34 pratas e 28 bronzes, ficando em 5º lugar no quadro de medalhas da primeira divisão. Na classificação geral de municípios, que incluiu a primeira e segunda divisão, Indaiatuba concluiu no 14º lugar, com 88 pontos, entre os 145 municípios que pontuaram.

Cerca de 240 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 14 modalidades (12 oficiais e 2 extra-oficiais, com o Supino e Tiro com Arco) na 81ª edição dos Jogos realizada pela primeira vez por meio de convênio entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e um grupo de municípios, no caso, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC formados pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, que sediaram as competições que aconteceram de 15 a 25 de novembro.

Indaiatuba recebeu a 67ª Prova Ciclística 1º de Maio que é uma das mais tradicionais provas do país. Pela primeira vez um atleta de Indaiatuba venceu na categoria elite: Endrigo da Rosa Pereira ( Secretaria de Esportes de Indaiatuba/ADI). A disputa que reuniu atletas federados e não federados, de diversas categorias, foi realizada pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo) e Prefeitura de Indaiatuba. O destaque foi para a Elite e Júnior, masculino e feminino, que contaram pontos para o ranking da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

A equipe de natação da Associação Paralímpica de Indaiatuba (Apin)/Secretaria Municipal de Esportes/ADI participou da 3ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Doze recordes brasileiros foram quebrados na fase final do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação Paralímpica. A equipe da Secretaria de Esportes terminou como grande vencedora somando 782 pontos deixando o Praia Clube, de Uberlândia em segundo com 445 pontos e o Vasco da Gama em terceiro com 229 pontos.

Contando com 88 clubes a equipe indaiatubana conseguiu garantir o título geral da competição conquistando 62 medalhas (24 ouros, 24 pratas, 14 bronzes) e um recorde brasileiro com o atleta Augusto Groppo, na prova dos 200 metros livre, categoria S1.

No Mundial de Natação Paralímpica a equipe de Indaiatuba conseguiu aumentar suas conquistas internacionais. No Mundial INAS (Aguascalientes) – Felipe Caltran e o técnico Júlio Pistani estiveram compondo a equipe brasileira. Obtiveram 5 medalhas de ouro e 3 recordes mundiais por equipes.

Mundial IPC (Cidade do México) atletas: Cecília Araújo, Raquel Viel, Felipe Caltran, Talisson Glock e o técnico Antônio Cândido representaram Indaiatuba na seleção e conseguiram nove medalhas (2 ouros, 2 pratas, 5 bronzes).

As meninas da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas do Gaadin (Grupo de Apoio ao Amigo Deficiente de Indaiatuba), conquistaram o título do Campeonato Brasileiro, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.  O elenco das gladiadoras do Gaadin venceu na final a equipe do All Star Rodas, do Pará, por 59 x 45. Além do título, a atleta do Gaadin, Lia Soares foi a cestinha da competição com 197 pontos. As atletas Ana Aurélia e Mariana Pérez, também do elenco de Indaiatuba, foram eleitas as melhores jogadoras da categoria 3.5 e categoria 1, respectivamente.

Eventos Esportivos

Indaiatuba recebeu o Campeonato Interestadual de Pista, realizado pela Federação Paulista de Ciclismo e pela Confederação Brasileira de Ciclismo, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. A disputa, com baterias nas categorias Elite, Júnior e Juvenil (masculino e feminino), marcou a primeira prova oficial do Velódromo Joaraci Mariano de Barros.

O Powerman Brasil, maior série de duathlon do mundo, reuniu cerca de 600 atletas de elite e amadores em busca das vagas oferecidas pela etapa brasileira ao Mundial de Powerman, que acontece todos os anos na Suíça.

Os atletas encaram 20 km de corrida (dividido em duas etapas de 10km cada) e 60 km de ciclismo na categoria Classic. Já na prova de Zofingen, a distância será maior, sendo 40km de corrida, com o primeiro estágio com 10km e o último 30km, e mais 150km de ciclismo. O evento foi montado dentro do Velódromo.

A Confederação Brasileira de Ciclismo e a Federação Paulista de Ciclismo realizou no final de novembro e início de dezembro o “Campeonato Brasileiro de Pista 2017”, no Velódromo Municipal de Indaiatuba. Este é o principal evento do calendário nacional de pista e conta com pontos válidos para Ranking Nacional, Classe CN, Ranking UCI.

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) escolheu o Velódromo de Indaiatuba para promover dois Estágios Internacionais de Ciclismo, como parte do Programa do Curso de Esporte de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Para isso, o IOB trouxe os treinadores europeus Steve Michael McEwen e Jean-Jacque Henry.

A Copa Reduzino Integração foi o primeiro campeonato amador que uniu as Ligas de Futebol amador de Indaiatuba. A competição reuniu 40 times, divididos em 4 grupos com 10 equipes e foram 17 rodadas até a definição do campeão que foi a Ponte Preta.

A arbitragem, troféus e medalhas foram concedidos pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e teve a premiação de R$ 10 mil, divididos: R$ 5 mil para o time campeão, R$ 2 mil para a equipe vice-campeã e R$ 1 mil para o 3º colocado. Além de R$ 1 mil para a equipe mais disciplinada, R$ 500,00 para o artilheiro da competição e R$ 500,00 para o goleiro menos vazado, que foi oferecida pelo patrocinador máster do campeonato Reduzino Climatizadores.

O Velódromo Municipal de Indaiatuba também recebeu a 1ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada e Contra Relógio, realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). A edição é um dos principais eventos do calendário nacional e contou pontos para o ranking nacional. Setenta e um atletas de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), se inscreveram em 13 categorias nas quatro modalidades.

Foto: arquivo- Eliandro Figueira RIC/PMI

Notícias relacionadas

Siga nossa página no facebook
error: Conteúdo Protegido!