CidadesSalto

200 animais são castrados e chipados em Salto

Prefeitura de Salto, por meio do Departamento de Zoonoses e das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, realizou na terça-feira (14) a campanha de castração e chipagem em 200 animais. Nesta etapa foram cadastrados 100 gatos e 100 cães.

Os procedimentos foram realizados no Centro Esportivo João Luiz Guarda (Buracão) e contou com a parceria da Concessionária Rodovias do Tietê e Agência dos Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP). A concessionária fez a distribuição de remédios contra pulgas e carrapatos, tanto para os felinos, quanto para os caninos.

A médica veterinária do Departamento de Zoonoses de Salto, Luciana Soares, explicou que esta nova parceria vem buscar a “guarda responsável”, pois o índice de atropelamento de animais domésticos nas rodovias aumentou. A castração é uma das formas de domesticar cães e gatos e evitar crias indesejadas contribuindo para o controle de abandono e maus tratos.

Para os animais, o procedimento ajuda a prevenir câncer de mama nas fêmeas e de próstata nos machos, e auxilia no controle de zoonoses. A médica destaca que a chipagem também contribui nesse controle, pois, em caso de animais perdidos é possível encontrar o dono pelas informações armazenadas no chip. Recentemente um gato foi encontrado e o rastreamento foi realizado.

Mais de mil animais já passaram pelo procedimento desde junho do ano passado quando teve início esse serviço. O serviço de castração foi realizado gratuitamente pelo cadastro via Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e cadastro na Zoonoses. Está é mais uma ação Verde/Azul que garante mais qualidade ambiental e saúde.

foto: Prefeitura de Salto