campinasCidades

Maio Amarelo em Campinas terá como tema “Nós Somos o Trânsito”

CAMPINAS – Foi lançada na manhã desta quarta-feira, dia 25 de abril, a campanha Maio Amarelo 2018. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O evento fez parte do “Campinas em Movimento – 50 Dias de Entregas”.

Na cerimônia de lançamento, além do prefeito Jonas Donizette , também estava presente o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira; o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; vereadores e parceiros do Movimento Maio Amarelo em Campinas.

O prefeito Jonas destacou o envolvimento de parceiros no Movimento. “Essa é uma campanha da Prefeitura Municipal de Campinas e de toda a sociedade civil”. O chefe do Executivo também salientou que “quando tem um acidente aéreo, é notícia mundial; mas a gente vê um número tão grande de vítimas se perdendo no trânsito, e isso também é muito dramático. Além da gravidade da morte, há também as sequelas”.

O tema do Maio Amarelo de 2018 é “Nós Somos o Trânsito”. O secretário Barreiro, durante apresentação, destacou os números de acidentalidade no mundo e no Brasil; além dos custos com as ocorrências e os fatores de risco que potencializam os acidentes.

Também posicionou Campinas no cenário comparativo com vítimas fatais no trânsito. O índice de mortes no trânsito campineiro, a cada 100 mil habitantes, é de 6,31. Está abaixo do índice de países de baixa renda, que é de 24,1; de países de renda média, de 18,4; e de países de alta renda, com índice de 9,2. A média mundial é de 17,4.

“Estamos desenvolvendo várias ações para a segurança viária, na área prevencionista, como atividades de educação de trânsito e de engenharia de tráfego. Nossos índices vêm caindo ano a ano. Mas, enquanto tivermos uma morte no trânsito, isso nos preocupa”, afirmou o secretário de Transportes.

Maio Amarelo

O Movimento foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha mobiliza órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, propondo ações coordenadas entre poder público e sociedade civil. O símbolo do Movimento é um laço, na cor Amarela.

Em Campinas, as ações são coordenadas pela Emdec. No ano passado, entre 1º até 31 de maio, foram realizadas 83 ações, que atingiram 370 mil pessoas. Os trabalhos envolveram 63 parceiros. A meta para 2018 é triplicar o número de pessoas atingidas.

O objetivo de Maio Amarelo 2018 é de atingir 1 milhão de pessoas, realizando três atividades por dia.  Carlos Barreiro revelou que já são 100 parceiros confirmados; 88 atividades programadas; além de campanha de mídia e comunicação. O enfoque é para todos os públicos, com destaque para pedestres e motociclistas.

887fdf0646dbd043318958c11c1252d6

 

Atividades programadas

Confira algumas das atividades já programadas:

– Projeto Educação no Trânsito é Cidadania. Parque Dom Pedro Shopping (05/05); Shopping Prado Boulevard (12/05); e Shopping Parque das Bandeiras (19/05).

– Blitz educativa sobre álcool e direção. Agentes e educadores da Emdec abordam as pessoas e entregam material de comunicação com dicas de segurança, principalmente sobre os riscos da combinação de bebida alcoólica com direção.

– Mini circuito de trânsito itinerante, que simula as vias, calçadas e ciclovias com sinalização de trânsito e semáforos. Agentes e educadores da Emdec orientam crianças e pais sobre regras de segurança no trânsito, cidadania, ética e escolhas seguras na circulação.

– Passeio ciclístico noturno (24/05). Visa conscientizar ciclistas sobre a importância de circular respeitando as leis de trânsito e também de conscientizar os motoristas sobre a importância de respeito ao ciclista.

– Simulado noturno de acidente com múltiplas vítimas (29/05). A ação integra diversos órgãos como Emdec, Guarda Municipal, Polícia Militar, CIMCamp, Liga do Trauma da Unicamp, PUC Campinas, além de concessionárias de rodovias. Tem por objetivo simular o atendimento de acidente com vários tipos de vítimas, seguindo os protocolos reais de atendimento. Na cena do acidente é feita a triagem das vítimas e os primeiros atendimentos. Todos serão resgatados e encaminhados aos hospitais da região. Enquanto isso, equipe de educadores e agentes da Emdec realizam uma panfletagem educativa com dicas de segurança.

– Inspeção veicular gratuita. Durante todo o mês de maio, na rede credenciada da Bosch Service. Vistoria em 40 itens de segurança do veículo, visando a prevenção de acidentes.

– Campanha “Tá lá o corpo estendido no chão”. Objetivo de chamar a atenção da população sobre os principais pontos de acidentalidade com vítimas fatais no município, em 2017. Atenção especial para os atropelamentos. Os locais serão sinalizados com a pintura dos “corpos” e a instalação de banners em postes próximos; além de campanha de mídia com spots em rádio, busdoor e ações educativas.

– Ampliação de parcerias (centros de formação de condutores, hospitais, times esportivos, empresas, etc.). Os times de Campinas (Ponte Preta, Guarani, Vôlei Renata e Basquete Vera Cruz) gravarão vídeos com dicas de segurança para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Empresas de diversos segmentos realizarão atividades com seus colaboradores, a partir de um guia de atividades, desenvolvido pela Emdec.

A programação completa do Maio Amarelo pode ser conferida no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, no hotsite Maio Amarelo.

 

fotos: PMC