CidadesIndaiatuba

4 receitas de reaproveitamento dos alimentos

por YARA BARBOSA*

Muitas vezes os talos e as cascas dos alimentos são descartados e as pessoas acabam se esquecendo que é possível utilizar e reaproveitar para a montagem de algumas receitas nutritivas. Infelizmente hoje é comum o descarte, e com isso aumenta o número de
desperdício dos alimentos, algo que precisa ser refletido pela população. Isso pode ser evitado, sendo necessário a conscientização na hora do descarte, por exemplo, as cascas de alguns alimentos podem ser transformadas em bolos ou sucos nutritivos.

Os legumes, as verduras e as frutas, são ótimos fornecedores de vitaminas e minerais e de forma integral, podem fornecer ótimas opções saudáveis para a família. É importante lembrar que as partes reaproveitadas devem passar pelo processo de higienização antes de ser acrescentada na receita. Seguem 4 opções de receitas para reaproveitamento:

1- Suflê de casca de melancia

Ingredientes: 2 xícaras de chá de casca de melancia, 1 colher de sopa de óleo de girassol, 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 dente de alho, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de margarina, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 xícaras de chá de leite semidesnatado, 2 colheres de sopa de queijo ralado, 2 unidades de ovos, 1 colher de sobremesa de farinha de rosca, 2 colheres de sopa de gergelim.

Modo de preparo: Corte a entrecasca de melancia em cubos. Refogue com o óleo, a cebola e o alho, Acrescente o sal. Derreta a  margarina, acrescente a farinha de trigo, deixe dourar, coloque o leite aos poucos, até engrossar, acrescente o queijo ralado. Misture o molho branco ao refogado de casca de melancia, quando esfriar acrescente as gemas. Bata as claras em neve e misture delicadamente. Unte e polvilhe com farinha de rosca e gergelim e leve ao forno para assar. Sirva a seguir.

2- Bolinho de talos, folhas ou cascas

Ingredientes: 1 xícara de chá de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas, podendo ser: talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete, ou cascas de chuchu (talos da couve, couve-flor e brócolis recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo), 2 unidades de ovos, 5 colheres de sopa de farinha de trigo, 1/2 unidade cebola picada, 2 colheres de sopa de água, sal a gosto e óleo de girassol para fritar.

Modo de Preparo: Bater bem o ovo e misturar o restante dos ingredientes. Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorrerem papel absorvente.

3- Farofa com casca de abacaxi e talos

Ingredientes: 1/2 xícara de óleo de girassol, 1 unidade de cebola picada, 2 dentes de alho amassado, 100g de bacon ou toucinho picado (opcional), 2 xícaras de talos ou verduras picadas, 1 xícara de chá de cenoura ralada, sal e pimenta a gosto, 1 xícara de chá de casca de abacaxi batida no liquidificador e 1/2 kg de farinha de mandioca crua.

Modo de Preparo: Levar ao fogo para refogar o óleo, cebola, alho e o bacon. Depois acrescentar aos poucos as verduras, legumes e deixar refogar. Colocar o abacaxi, temperar e, por último, acrescentar a farinha de mandioca mexendo sempre. Sirva.

4- Casca de maracujá recheada

Ingredientes: 6 unidades de maracujá, 4 colheres de sopa de óleo de girassol, 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 dente de alho, 400g de carne moída ou peito de frango, ½ xícara de chá de talos de salsa, ½ xícara de chá de tomate, sal. Molho: 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 2 colheres de sopa de cebola, 1 dente de alho, 2 xícaras de chá de tomate, 1 colher de sopa de extrato de tomate, 1 xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de salsa.

Modo de preparo: Faça a higiene correta dos maracujás, descasque-os e corte ao meio. Retire a polpa e reserve. Deixe a parte branca dele de molho por em média 4 horas e depois cozinhe até ficar macia. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne moída, os talos de salsa, o tomate e deixe refogar. Recheie as cascas de maracujá e reserve. Para o preparo do molho, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o extrato de tomate, a água e deixe apurar. Coloque o molho sobre as cascas recheadas e leve ao forno para aquecer. Salpique a salsinha e sirva. Com a polpa do maracujá faça um suco para acompanhar
ou um bolo de sobremesa.

Yara Barbosa – Nutricionista
CRN 3 39513
Contato:(19) 99346-3844
@girasoleterapeutico