CidadesIndaiatuba

42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe mostra a força da raça

Evento realizado em Indaiatuba (SP), reuniu criadores de quatro continentes e movimentou cerca de R$15 milhões em negócios

Indaiatuba sedia mais uma vez a Exposição Nacional do Cavalo Árabe. Essa foi a 42ª edição do maior evento da raça, que aconteceu de 05 a 10 julho, se consagrando como uma das principais vitrines do Cavalo Árabe no Brasil e no mundo. 

Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe – ABCCA, o evento reuniu 350 animais de 53 expositores de oito estados do Brasil e de vários países, como Chile, Uruguai, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, além de alguns da Europa. 

Além das apresentações em pista na prova de Halter e das de Performance Americanas (Western Pleausure, Hunter Pleasure, English Pleasure e Montaria Traje Típico), o evento contou com dois leilões: Haras Vila dos Pinheiros e Haras Cruzeiro.  E também a apresentação de animais consagrados no Arabian Sunset e Vivaldi In Concert, e do garanhão, AF Maden. Gerando ao todo uma movimentação de R$15 milhões em negócios. 

“Os olhares do mundo estavam voltados para o Brasil nesses dias de evento. Tivemos a participação de criadores dos quatros continentes. Com uma movimentação expressiva, com muitos animais sendo vendidos para o exterior logo após os julgamentos. Esse é nosso principal evento e mais uma edição ressaltou a força da nossa raça no mundo”, expõe o presidente da ABCCA, Rodrigo Forte. 

Vale destacar que além da relevância para a raça, a Nacional do Cavalo Árabe tem um papel importante na economia da cidade, movimentando comércio local, e ainda gerando empregos, já que para montar toda a estrutura e nos dias de evento foram contratadas 30 empresas, com cerca de 200 profissionais envolvidos. 

Para agradecer à associação pela escolha da cidade nas últimas 13 edições, o vereador Hélio Riberio esteve no evento, que elogiou a estrutura e organização da Nacional. 

Outra pessoa que também marcou presença na 42ª Nacional do Cavalo Árabe foi presidente executivo do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossito, que elogiou a qualidade e organização da Exposição Nacional, especialmente o cuidado com os animais. “Parabéns aos organizadores, em especial ao presidente Rodrigo Forte e ao Paquito, nossos parceiros de primeira hora na criação do IBEqui. Um evento de alta qualidade, tanto na organização e, principalmente, com o cuidado à saúde e bem-estar dos animais”. 

“Encerramos mais uma Nacional com a sensação de missão cumprida, com diversos elogios dos presentes com uma das melhores dos últimos anos. Isso me deixa extremamente feliz, agradeço a todos que contribuíram para isso, a minha diretoria, ao Cláudio Santos e todos os colaboradores, parceiros e patrocinadores, além é claro os criadores e expositores. Foi uma edição muito especial, não só pela qualidade dos cavalos, mas pelo clima de união, confraternização e alegria que tivemos nesses dias”, destaca Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.

Os resultados completos da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe está disponível no www.abcca.com.br

Com informações: Giovanna Catanho

Foto: André  Shiwa