O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) participou na manhã de terça-feira (17) da primeira reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O encontro com os novos prefeitos eleitos foi realizado no IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Na ocasião foram apresentados o modelo de governança metropolitana desenvolvida entre o Governo do Estado e as administrações municipais, e as ações do Conselho de Desenvolvimento e da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).
Antes do início das apresentações, os prefeitos fizeram uma reunião privativa na qual discutiram a situação financeira atual dos municípios. Americana, Valinhos e Hortolândia são os três municípios da RMC que já decretaram estado de calamidade financeira. Outros três municípios – Cosmópolis, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse – devem publicar os decretos nos próximos dias.
Ao abrir o encontro, o presidente do Conselho de Desenvolvimento, Denis Andia, que é prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, ressaltou a importância da participação dos prefeitos para buscar soluções para as demandas regionais, juntamente com o Estado.
A assessora de Planejamento da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), dra. Áurea Davanzo, falou sobre as características do Desenvolvimento da RMC, incluindo as ações para elaboração do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado). A apresentação da Agemcamp foi feita pela diretora executiva, Ester Viana.
Na reunião também foi definida a criação da Câmara Temática Especial para tratativas referentes à represa do Salto Grande. A proposta foi apresentada na reunião do mês de novembro em uma parceria entre o Conselho de Desenvolvimento e os promotores de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente). O objetivo é tratar de ações que visam a despoluição na Bacia do Rio Atibaia e represa Salto Grande, localizada em Americana.
Além de profissionais da área indicados pelos municípios, a Câmara Temática terá a participação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Comitê PCJ, CPFL, Sabesp, Secretarias de Estado de Energia, de Saneamento e Recursos Hídricos, e de Meio Ambiente, com o acompanhamento do Gaema.
Na primeira reunião do ano o Conselho de Desenvolvimento também elegeu o prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco, como presidente do Fundocamp. Em fevereiro, tanto o Fundocamp quanto o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano elegerão uma nova presidência, que comandará as ações regionais pelo período de um ano.
Entre os convidados da reunião os conselheiros receberam a dra. Clair Oliveira, que fez a apresentação e convite para o lançamento do livro “O Marco do Terceiro Setor – doutrina e prática”.
Fotos: Divulgação PMI