Uma mulher foi liberada após ser mantida refém por um homem por mais de três horas no bairro Parque Centenário, em Campinas (SP), na tarde de terça-feira (12). A vítima foi sequestrada por volta de 14h30 e resgatada sem ferimentos por volta de 17h55, de acordo com a Polícia Militar (PM).
Após sair da casa onde foi mantida em cárcere, a mulher, de 29 anos, entrou em uma viatura e foi retirada do local. O suspeito, de 45, saiu de dentro da residência em seguida, algemado, e também entrou em um camburão antes de deixar o endereço da ocorrência.
O homem foi encaminhado ao plantão da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a ocorrência foi registrada. Após a libertação da refém, equipes da perícia estiveram no imóvel.
De acordo com o major Gustavo Mercadante, do Gate, o homem estava exaltado por conta de uma briga que teve com a mulher. Ao longo da negociação, ele foi convencido a entregar a faca que usava para ameaçar a vítima e, em seguida, a libertou.
“A negociação transcorreu bem, foi meio tensa no início. Teve acionamento do Gate, equipes assumiram a ocorrência e ela foi progredindo. […] Quando ele [suspeito] começou a raciocinar, percebeu que a melhor saída seria se entregar à polícia”, explicou o major Mercadante.
A Polícia Militar informou que o suspeito agiu por não aceitar o fim do relacionamento, que havia começado há cerca de 45 dias. Já um morador relatou à reportagem , que o homem começou a perseguir a vítima no fim de semana.
Mulher é resgatada após ser mantida refém por homem em Campinas (SP) — Foto: João Alvarenga
Resgate
Um policial do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) chegou ao local e entrou no imóvel para negociar com o suspeito por volta de 16h40, de acordo com a apuração da reportagem .
Ainda segundo a checagem da reportagem , uma equipe completa do Gate veio de São Paulo para atender a ocorrência. Um helicóptero da PM pousou em um campo de futebol da região por volta de 17h12.
A PM isolou a região da residência onde a mulher foi mantida sob ameaça do suspeito. O Corpo de Bombeiros também participou da ocorrência.
A Guarda Municipal (GM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informaram que não foram acionados.
Carro do resgate está em residência onde mulher é mantida refém em Campinas (SP) — Foto: João Alvarenga
Com informações: G1 Campinas e Região