Secretaria de Assistência Social realiza semana de reuniões com pais e alunos inscritos no Cras Jovem 2022
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nos últimos dias diversas reuniões com pais e alunos que estão inscritos no Cras Jovem 2022. Neste ano 200 jovens estão matriculados para participar nos seis Cras de referência. Os Centros de Referência de Assistência Social são responsáveis pelos atendimentos e acolhimentos de adultos e crianças que necessitam de proteção básica. O Cras Jovem é um projeto desenvolvido dentro dos Cras que promove o ensino e a inclusão de adolescentes no mercado de trabalho.
Desde o dia 7 de março, os responsáveis pela gestão do projeto, estão realizando a primeira rodada de reuniões com os pais junto dos alunos, com o objetivo de apresentar o conteúdo que será desenvolvido durante todo o ano. A gestora do Educandário Deus e a Natureza, Flávia Araújo, coordenadora de projetos, também participou para explicar como o Educandário entra em parceria neste projeto. O prefeito, Nilson Gaspar, e o secretário de Assistência Social, Hélio Ribeiro, marcaram presença em todas as reuniões para dar as boas-vindas para a Turma de 2022.
Neste ano o projeto possibilitará um ganho muito grande para os jovens, auxiliando no desempenho escolar, no desenvolvimento de competências profissionais, como disciplina, iniciativa, comunicabilidade, orientação sobre posturas exigidas pelo mundo do trabalho, fortalecimento dos vínculos familiares e auxilio na construção e reconstrução de suas histórias, vivências pessoais e coletivas.
As oficinas são organizadas de modo a incentivar a socialização e o protagonismo dos jovens, com o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, o que pode gerar mudança social na sua vida e de sua família, com a inserção no mundo do trabalho, através do programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pelo Educandário “Deus e a Natureza”.
As oficinas propostas trabalharão em quatro eixos.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Desenvolver com o jovem a comunicação pessoal e interpessoal, utilizando em sala de aula técnicas participativas, que possibilitem o desenvolvimento da comunicação falada e escrita. A oficina oferecerá também a possibilidade de funcionar como reforço escolar para a disciplina de Língua Portuguesa. Desenvolver os jovens para realizar pequenas apresentações em público. Introduzir na maior parte do conteúdo possível, associado a outros temas do conteúdo, a interpretação de textos.
RACIOCÍNIO LÓGICO
Despertar no adolescente a capacidade de raciocínio lógico sequencial, utilizando em sala de aula estratégias de ensino que possibilitem aos jovens desenvolver potencial de realização das operações básicas e porcentagem, evoluindo para interpretação de problemas, com resolução por meio de argumentação lógica.
PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO
Auxiliar os jovens no desenvolvimento de competências profissionais, como disciplina, iniciativa, comunicabilidade e pró-atividade, possibilitando que os alunos se enquadrem no padrão social de comportamento que o mercado de trabalho exige. Auxiliar participantes na construção das metas de curto, médio e longo prazos, questão muito exigida nas entrevistas. A oficina ainda tem como objetivo preparar o jovem para as entrevistas do primeiro emprego, exercitando em sala de aula as diversas técnicas utilizadas em processos seletivos e auxiliar na elaboração do curriculum vitae. Buscar através da aplicação do conteúdo da oficina, desenvolver o vocabulário dos jovens, especialmente os termos normalmente utilizados em entrevistas.
INCLUSÃO DIGITAL
Apresentar ferramentas de conhecimento técnico e inclusão digital, visando contribuir com a formação tecnológica dos jovens. Trabalhar as questões básicas de power point, excel e word. Desenvolver conteúdos procurando exercitar a elaboração de planilhas em excel, considerando que em processos seletivos muitas empresas estão propondo teste com planilhas para avaliação de conhecimento.
As aulas serão realizadas semanalmente de terça a sexta-feira, das 14h às 16h. Cada Cras tem o seu dia específico para a realização dos encontros.
Com informações: Prefeitura de Indaiatuba
Foto: Eliandro Figueira