Uma bebê de apenas treze dias de vida foi salva por guardas civis após ficar engasgada em um residência no bairro Parque Das Nações em Indaiatuba (SP). O caso aconteceu por volta das 18h30 da última terça-feira (12).
Uma viatura da Guarda Civil estava em patrulhamento quando os guardas foram avisados via rádio, que uma recém- nascida estava sem respirar e tinha se engasgado com o leite. Assim que os guardas chegaram na residência, perceberam que a criança já estava sendo atendida por uma equipe da Ronda Ostensiva Com Moto de Indaiatuba (ROMI). O Sub. Inspetor Marcos pegou a criança nos braços e iniciou a manobra de Heimlich; uma técnica que força o diafragma para desobstruir as vias aéreas.
A bebê conseguiu voltar a respirar após os procedimentos realizados pelos agentes. Mesmo assim, depois do atendimento a criança foi encaminhada à Unidade Pronto Atendimento (UPA). Os agentes então, saíram da residência com as sirenes e os sinais luminosos ligados para abrir passagem no trânsito e tornar o atendimento mais rápido. No caminho a criança se engasgou novamente, precisando mais uma vez ser reanimada por um guarda civil, que novamente iniciou a manobra de Heimlich. Após o ocorrido a criança voltou a respirar normalmente.
Ao chegar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o pediatra plantonista informou que a bebê ficaria internada em observação médica para a realização de alguns exames, mas o que deveria ser feito, já havia sido realizado pelos guardas.
Os pais muito felizes, agradeceram o empenho e a dedicação de todos da corporação.
Por Comando Uno.