Campanhas de conscientização da AB Colinas durante o Maio Amarelo atingem 280 mil pessoas
As 38 edições das campanhas que a AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, realizou durante a edição de 2022 do Maio Amarelo, ação criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que tem como objetivo incentivar o debate e o diálogo sobre um trânsito mais seguros em todas as esferas da sociedade, atingiram um total de 280.825 pessoas com mensagens de boas práticas para um trânsito mais seguro.
Durante todo o mês, as equipes da concessionária estiveram em várias das cidades atendidas pelas rodovias que integram o trecho de concessão onde levaram aos usuários e moradores campanhas presenciais de conscientização como o Pedestre na Via, Motociclista na Via, Drive Thru com Caminhoneiro, Usuário na Via e Ciclista na Via.
No formato on-line, a AB Colinas também realizou “lives” com os temas “Porque os acidentes acontecem? É possível evita-los?” e “Motociclista esperto faz o que é certo. Pilotando com segurança na rodovia”, que foram apresentadas em empresas instaladas ao longo do trecho.
Para o diretor da AB Colinas, Claudio Taira, o sucesso de público das campanhas é muito importante para a concessionária, que diariamente busca conscientizar os usuários para um trânsito mais seguro. “A AB Colinas possui um Programa de Redução de Acidentes que diariamente visa conscientizar os nossos usuários sobre a importância da participação de cada um de nós na obtenção de um trânsito mais seguro, reduzindo o número de acidentes e de vítimas. O sucesso de público que atingimos em nossas campanhas durante ao Maio Amarelo vem para intensificar esse trabalho e mostrar que todos possuem papel fundamental na consolidação de um trânsito cada vez mais seguro”.
Destaques
Além das campanhas presenciais e on-line, três novidades ganharam destaque durante o mês. A exposição fotográfica “Motociclista esperto faz o que é certo”, a série “Junto Salvamos Vidas”, do podcast AB Conscientiza e a campanha com colaboradores internos para atuarem como multiplicadores da conscientização no trânsito foram as novidades do Maio Amarelo produzidas pela AB Colinas e que receberam grande aceitação do público.
Com o foco na conscientização dos motociclistas que trafegam pelas rodovias e nos demais usuário que fazem parte do trânsito, a AB Colinas criou a exposição onde o objetivo é chocar o público com imagens e informações sobre acidentes fatais envolvendo condutores e passageiros de motocicletas.
Nas 16 telas que integram o trabalho, a concessionária apresenta imagens reais do estado de algumas motocicletas envolvidas em acidentes que mataram o motociclista ou a garupa. Junto das imagens são apresentados dados do Governo do Estado de São Paulo e da própria AB Colinas sobre as ocorrências que vitimaram de forma fatal esse público em 2021.
Entre os dias 5 e 19 de maio a exposição ficou dentro do Polo Shopping Indaiatuba. Na sequência o material foi exposto aos colaboradores diretos e indiretos que atuam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Criada especialmente para o Maio Amarelo, a série “Juntos Salvamos Vidas” foi produzida no formato podcast com a intenção de apresentar importantes dicas de segurança para os caminhoneiros, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que utilizam as rodovias e precisam se conscientizar sobre as ações tomadas no trânsito.
Para falar sobre esses temas, em cada episódio o entrevistado foi um dos coordenadores de operações das concessionárias que integram a AB Concessões, grupo do qual a AB Colinas faz parte.
Todos os episódios da série estão disponíveis no Spotify. Para ouvir basta procurar o podcast “AB Conscientiza” na barra de busca do aplicativo e dar o play. Cada episódio tem entre 15 e 20 minutos.
Como convite aos colaboradores da concessionária para atuarem como multiplicadores da conscientização no trânsito, durante o mês um banner com uma mensagem de boas práticas no trânsito circulou por todos os postos de trabalho da AB Colinas para que os funcionários pudessem tirar fotos e publicar em suas redes sociais, auxiliando na divulgação da mensagem de boas práticas para o trânsito.
Com informações/foto: Assessoria