CidadeCidadesIndaiatuba

Terceira edição do Encontro Musical de Indaiatuba oferece 300 vagas gratuitas em 13 oficinas

Inscrições para projeto idealizado pela Orquestra Sinfônica começam dia 15 de junho

Interessados em estudar música podem se inscrever, a partir do próximo dia 15, para as oficinas gratuitas do 3º Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que será realizado de 20 a 23 de julho. Idealizado pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto contempla 300 vagas gratuitas, divididas em 13 oficinas de diferentes instrumentos, incluindo práticas orquestrais. Além disso, haverá programação cultural aberta à comunidade. A direção artística é do maestro Paulo de Paula.

Cada oficina terá duração de quatro dias e proporcionará aprendizados nos instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete e trompete.

O corpo docente, responsável pelas aulas, é composto por profissionais reconhecidos no meio musical nacional e internacional, como Adonhiran Reis, Ana Paula Freire, André e Cláudio Micheletti, Davi Graton, Fernando Dissenha, Gabriel Marin, Ilia Laporev, Luiz Afonso Montanha e Rogério Wolf.

Paralelo aos cursos, também serão realizados encontros direcionados para a prática musical dentro da formação orquestral. Nesta edição do EMIn, os alunos poderão participar das orquestras Acadêmica, de Câmara e Suzuki. A regência delas é, respectivamente, dos maestros Paulo de Paula, Felipe Oliveira e Ricardo Sander.

Para tornar a experiência ainda melhor, as oficinas serão realizadas nos espaços culturais da cidade: Centro de Convenções Aydil Bonachella, Centro Cultural Wanderley Peres e Estação Musical. Os horários de aula e ensaio serão entre 9h e 17h.

Como participar

Ao todo, o 3º EMIn disponibilizará 300 vagas para as oficinas, das quais 150 são para residentes de Indaiatuba, com o propósito de estimular crianças e jovens músicos da cidade, de maneira a fomentar a apreciação e a difusão de conhecimento nessa arte também no âmbito local.

Todas as aulas são gratuitas, mas é preciso se inscrever, a partir do dia 15, pelo www.orquestradeindaiatuba.org.br/EMIN. O candidato deverá enviar, junto com as informações solicitadas, um vídeo executando uma peça inteira ou um trecho, de livre escolha.

As inscrições podem ser realizadas até 10 de julho. Mais informações pelo telefone (19) 99937-2410 ou e-mail produçã[email protected].

 

Programação cultural

Paralelamente às aulas, a cidade também será palco de diversas apresentações musicais. A abertura oficial do Encontro acontece dia 20, com a Sinfônica de Indaiatuba. No dia 21, é a vez do concerto com o quinteto de sopros Sujeito a Guincho.

Para finalizar, no dia 22, acontece recital com os professores do EMIn e no dia 23, se apresentam as Orquestras formadas pelos alunos. Todos os concertos começam às 20 horas, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), com entrada gratuita.

 

Histórico

Desde sua primeira edição, em 2019, o Encontro Musical de Indaiatuba recebe músicos de todo país, que aproveitam atividades educacionais e uma programação cultural de alto nível artístico. Apesar das limitações impostas pela pandemia, o projeto foi retomado em seu formato original em 2021.

O 3º EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba) é realizado pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba), por meio da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em conjunto com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

 

Foto1: Sinfônica de Indaiatuba realiza oficinas gratuitas de música (Felipe Gomes)

Foto2: Encontro Musical de Indaiatuba também traz apresentações abertas à comunidade (Felipe Gomes)