Rodeio de Americana retorna nesta sexta após três anos em meio à polêmica sobre cachês de artistas sertanejos
Após três anos de arena vazia, a 34ª edição da Festa do Peão de Americana começa nesta sexta-feira (10) e deve reunir 250 mil pessoas em sete dias de evento. A primeira noite mistura estilos e gerações com shows de Os Barões da Pisadinha, Henrique e Juliano e Guilherme e Benuto.
O retorno do rodeio após a suspensão por conta da Covid-19 acontece em meio a uma polêmica envolvendo artistas sertanejos, que gerou um enorme debate no país sobre pagamento de cachês por prefeituras de cidades brasileiras com verba pública.
A prática não acontece na Festa do Peão de Americana, considerando que o evento é organizado pelo Clube de Cavaleiros de Americana (CCA) e conta com patrocínio de empresas particulares, tendo apenas o apoio da administração municipal. No entanto, por ser o primeiro grande evento do gênero desde o início do imbróglio, podem haver desdobramentos no caso com eventuais manifestações.
Responsável por inaugurar a edição 2022 do rodeio, Os Barões da Pisadinha vão desfilar todos os seus hits como “Recairei”, “Tá Rocheda”, “Esquema Preferido” e “Zero Saudade”, que explodiram durante a pandemia e consolidam o novo estilo de forró eletrônico como um dos mais populares do Brasil. Outra atração da noite, a dupla Guilherme e Benuto é um dos mais promissores expoentes da nova geração e vão apresentar sucessos como “Três Batidas” e “Pulei na Piscina”.
Barões da Pisadinha — Foto: Divulgação
Para fechar a noite de estreia, um dos maiores fenômenos da geração atual da música sertaneja. Henrique e Juliano estão no topo do segmento e prometem arrastar uma multidão de fãs apresentando o já aclamado novo trabalho “Manifesto Musical”, que traz hits como “Arranhão”, “A Maior Saudade” e “Gaiola”.
Henrique & Juliano se apresentam nesta sexta-feira na Festa Junina de Votorantim — Foto: Facebook/ Reprodução
O primeiro fim de semana da festa ainda reúne, no sábado (11), Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano e Gusttavo Lima – considerado o artista número 1 do gênero atualmente e um dos alvos da discussão relacionada aos cachês. No domingo (12), é a vez de outro astro, Luan Santana, subir ao palco, além do DJ Pedro Sampaio, um dos grandes nomes do funk no Brasil.
O Parque de Eventos CCA, onde acontece o rodeio, fica no quilômetro 121 da Rodovia Anhanguera (SP-330), no sentido interior, e tem estacionamento no valor de R$ 50 para carros. Os portões abrem às 19h. Os ingressos estão a venda pela internet. O governo estadual recomenda o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19.
Guilherme & Benuto — Foto: Divulgação
Retorno
Quando o rodeio teve de ser cancelado, em 2020, a maioria dos shows já estava agendada para o que seria a 34ª Festa do Peão de Americana. No entanto, vários nomes que iriam ser vistos há dois anos, confirmaram presença novamente neste ano.
Uma triste exceção é a cantora Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo em novembro do ano passado, quando estava voltando à estrada para retomar sua agenda de espetáculos. Uma das artistas mais bem-sucedidas de sua geração deixou na lembrança dos organizadores sua última apresentação no evento, em 2019, quando cantou grávida de Léo, o único filho.
“Foi uma perda não só pra gente, mas para a música sertaneja. Uma pena ela não poder estar aqui desta vez, ela com certeza seria uma de nossas grandes atrações deste ano”, exalta Guilherme Lahr, diretor artístico da festa.
Funk de Pedro Sampaio toma conta do Rodeio de Americana no sábado — Foto: Érico Andrade/g1
O diretor ressalta nomes que estão em plena ascensão tanto no meio sertanejo quanto na música eletrônica como um dos pontos alto da escalação deste ano. “Nomes como Pedro Sampaio e o DJ Sevenn têm um público muito forte e devem ganhar muito espaço nos próximos anos. Acho que são nomes que devem surpreender nesta edição”, avisa.
Competições
Três Tambores
As provas deste final de semana da categoria são organizadas pelo Clube dos Cavaleiros de Americana. No total, quase uma centena de mulheres disputam o título da rodada.
Cavalo Cutiano
Dez montarias por dia abrem os trabalhos do rodeio neste final de semana. Nesta sexta-feira, por exemplo, a prova ocorre antes da abertura oficial do evento.
Touros
Entre esta sexta-feira e domingo os 30 melhores do ranking nacional de rodeios disputam o título em provas validas pelo PBR Brazil.
Previsão de horários:
- 20h – 10 montarias cutiano
- 20:45h – abertura
- 21:30h – 10 montarias cutiano
- 22h – Prova 3 Tambores
- 22:30h – PBR
- 00:30h – Shows
Provas de montaria em touros na Festa do Peão de Americana — Foto: Júlio Cesar Costa/G1
Com informações de G1.