Roda se desprende de ônibus articulado em movimento e atravessa via movimentada em Campinas – Comando Notícia
campinasCidades

Roda se desprende de ônibus articulado em movimento e atravessa via movimentada em Campinas

Roda solta busão campinas

Um ônibus articulado do transporte público de Campinas (SP) perdeu uma das rodas enquanto estava em movimento na junção da Rua Irmã Serafina com a Avenida Anchieta, no bairro Cambuí. O pneu cruzou a pista e chegou a danificar a guarita de um prédio. Uma câmera de segurança registrou o momento do incidente, e imagens foram divulgadas nesta quinta-feira (18).

O caso aconteceu nesta quarta (17) em um trecho que é um dos mais movimentados da região central da metrópole; ninguém ficou ferido.

No vídeo, o ônibus e outros carros passam pela via e, em seguida, surge a roda em alta velocidade. Ela bate na portaria de um condomínio próximo, cruza a pista e só para no canteiro central.

Roda se desprende de ônibus em movimento e acerta mureta de portaria de condomínio em Campinas. — Foto: Reprodução/EPTV

Roda se desprende de ônibus em movimento e acerta mureta de portaria de condomínio em Campinas. — Foto: Reprodução

O porteiro do prédio saiu assustado com o que aconteceu. Por sorte, nenhum carro passava no trecho no momento. A mureta do prédio ficou quebrada. O motorista parou o ônibus mais adiante e retornou ao local para recolher a roda traseira e, depois, foi feita a manutenção do coletivo, na Avenida Anchieta.

O síndico do prédio informou que já fez protocolo para pedir a redução da velocidade no trecho por conta da trepidação do prédio na passagem dos articulados.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), os passageiros que estavam no transporte foram transferidos de veículo.

 

Problemas mecânicos

O coletivo fazia a linha 229 – Jardim Florence II, e tinha passado por inspeção obrigatória no dia 2 de maio, segundo a Emdec. “Na ocasião, não foi detectado nenhum problema no sistema rodante; e a vistoria está válida até 30/11/2022”, disse a Emdec.

A empresa municipal disse já ter acionado a companhia responsável pelo veículo e pediu esclarecimentos sobre a ocorrência, registrada na manhã desta quarta. Sobre os danos, serão tomadas as providências cabíveis.

“A Emdec fará vistoria técnica no local para verificar alternativas para aumentar a segurança viária. Mas é importante destacar que um problema mecânico não tem relação com a velocidade praticada na via”, completou.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) abriu sindicância para apurar o evento. “A primeira informação é a de que a roda soltou com o impacto causado por depressão na via. O impacto causou a quebra dos parafusos que seguram a roda”, informou.

A entidade disse ainda que são realizadas duas manutenções mensais para verificar o item, mas destacou que “o viário se encontra em condições precárias” em alguns pontos da cidade.

 

 

 

 

Foto: Reprodução/EPTV