Exames acontecem nas UBSs e Haoc apenas para quem já está aguardando
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, contratou mais 2.200 mamografias para mulheres estejam aguardando um exame no sistema. Desse número, 1.200 já vem acontecendo em unidades básicas de saúde, através do Mamamóvel, um veículo equipado para atender as necessidades do exame. O restante será realizado no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) até dezembro.
A mamografia é como um exame raio x das mamas e permite detectar nódulos antes mesmo deles serem palpáveis através do toque. Par mulheres a partir de 40 anos, a mamografia é o modo mais eficiente de identificar possíveis indícios do câncer de mama e facilitar o tratamento.
Segundo a secretária de Saúde, Graziela Garcia, o autoexame não substitui o acompanhamento médico. “Mesmo que a mulher não encontre alguma alteração, o ideal é realizar o exame clínico das mamas uma vez por ano, incluindo uma mamografia a cada dois anos. Por isso, a gente sempre orienta as mulheres a procurarem a unidade de saúde mais próxima para o agendamento da consulta”, comentou Garcia.
As mulheres que estejam na fila aguardando por uma mamografia devem ficar atentas no e-mail (inclusive na caixa de spam) e também no Minha Indaiatuba. As que ainda não fizeram e desejam, devem passar por triagem na unidade básica de saúde mais próxima da residência.
Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI