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Professora cria figurinhas da Copa do Mundo com imagens de alunos para incentivar estudo em escola do litoral de SP

Projeto ‘Craques da escola’ foi criado pela professora Daniele Abrantes, de 41 anos, em São Vicente

 

Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo, viraram figurinhas em um álbum da Copa do Mundo personalizado. A ideia da professora Daniele Abrantes, de 41 anos, visa incentivar os alunos nos estudos.

A cada desafio vencido pelos estudantes, eles recebem um pacote de figurinhas com as imagens dos colegas de classe. A professora explica que os desafios consistem em ‘pequenas provas’ sobre a disciplina estudada.

Daniele contou ter pesquisado formas de inovar o método educacional em sala de aula e encontrado a ideia do álbum, que coincidiu com o momento da Copa do Mundo. Assim surgiu o projeto Craques da escola.

Ela conta ter solicitado aos pais e responsáveis das crianças a autorização para o uso de imagem das 29 crianças, que viraram figurinhas animadas com a ajuda de um aplicativo. “imprimi as figurinhas, que são autoadesivas, em casa” explica a professora.

Assim como o álbum da Copa, as figurinhas podem ser repetidas em cada pacote, por isso, durante a aula, as crianças podem trocar entre si.

 

“Quando a criança vence um desafio, ela recebe um pacote com duas figurinhas. Quando faz o dever de casa ou uma boa ação durante a aula, como ajudar um colega na lição, recebe um adesivo. “É uma forma de incentivo até completar o alvo [finalizar o álbum]”, explicou Daniele.

 

A cada desafio vencido pelos estudantes, eles recebem um pacote de figurinhas com as imagens dos colegas de classe — Foto: Reprodução

A cada desafio vencido pelos estudantes, eles recebem um pacote de figurinhas com as imagens dos colegas de classe — Foto: Reprodução

 

A diretora da escola, Rosana de Fátima Clemente, explica que o projeto é uma forma de proporcionar aulas significativas e interessantes aos alunos. “Já é uma prática desta professora trabalhar com projetos com temas atuais, principalmente da realidade dos alunos”, ressalta.

Ela afirma que, além de desenvolver as habilidades propostas, a iniciativa também estimula as relações interpessoais, já que o momento mais esperado é a troca de figurinhas repetidas.

“Nossa missão na escola é colaborar com o crescimento integral dos alunos, incluindo o emocional. Este projeto casa exatamente com o que acreditamos ser uma educação de qualidade afetiva”.

 

Aceitação ao projeto

A professora Daniele explica que as crianças aceitaram muito bem a ideia e que agora sempre fazem o dever de casa. segundo ela, os cadernos estão mais caprichados e os estudantes estão sempre ansiosos para aprender.

No total, são 29 figurinhas e, de acordo com a docente, os alunos que completarem o livro ganharão uma figurinha de ouro com a imagem da turma completa.

A autônoma, Lina Paula Tilmann, de 46 anos, é mãe do Bernardo, um dos alunos do 4º ano. Ela explica que quando o filho chegou em casa com o álbum, toda a família ficou empolgada.

“Para ele foi muito legal porque gosta de futebol, ainda mais tendo a caricatura dos meninos e das meninas da sala. Acaba sendo uma diversão”. A mãe garante que Bernardo passou a se dedicar mais aos estudos e sempre chega em casa dizendo quantas figurinhas ganhou no dia.

Apesar de ser algo simples, a professora diz que a ação significou muito para os alunos, já que alguns não têm a oportunidade de colecionar as figurinhas da Copa. “Uma das alunas ficou até emocionada ao dizer que nunca tinha segurado uma figurinha e muito menos tinha colado uma delas em um álbum. Eu vi que os ‘olhinhos’ dela brilhavam”, lembra.

Crianças de escola em São Vicente, no litoral de SP, viram figurinhas da Copa — Foto: Prefeitura Municipal de São Vicente

Crianças de escola em São Vicente, no litoral de SP, viram figurinhas da Copa — Foto: Prefeitura Municipal de São Vicente

 

 

 

 

Com informações de G1