Secretaria de Saúde realiza ações de testagem rápida para sífilis nos dias 20 e 26 de outubro
Ambulatório de Especialidades da Mulher e UBS do Campo Bonito são os locais com a testagem
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou na última segunda-feira (17), as ações da Campanha de Mobilização para Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita nos dias 20 e 26 de outubro. Na primeira data, a testagem rápida para sífilis acontecerá no Ambulatório de Especialidades da Mulher das 8h às 12h e no dia 26, na UBS do Campo Bonito, também das 8h às 12h. Não é necessário agendamento e todos que buscarem pelo serviço poderão ser testados. A iniciativa é a garantia da Lei Municipal nº 7.590, que dispõe sobre a Semana de Prevenção e Conscientização à Sífilis e Sífilis Congênita, de autoria dos vereadores, Silene Carvalini e Othiniel Harfuch.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) passível de cura e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. A infecção do último caso é chamada de sífilis congênita.
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação, podendo evoluir para aborto, graves sequelas ao recém-nascido até mesmo óbito. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal é fundamental pois viabiliza o diagnóstico e tratamento adequado, evitando assim a transmissão para o recém-nascido.
Cerca de 64.300 casos de sífilis foram registrados no Brasil somente no primeiro semestre de 2021, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde. O número é 16 vezes maior do que em todo o ano de 2010, quando 3.936 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Em Indaiatuba, neste ano, 95 casos de sífilis foram notificados, 43 homens e 52 mulheres na faixa etária de 15 a 64 anos.
Como prevenir a sífilis?
O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.
O diagnóstico precoce através da realização de Testes Rápido disponível em todas as Unidades de Saúde, também é uma forma de prevenção pois quanto mais precoce o tratamento, menor a transmissão para outras pessoas.
O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.
Quais são os sinais e sintomas da sífilis?
Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com cada estágio da doença, que se divide em:
Sífilis primária – sintomas
Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.
Sífilis secundária – sintomas
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
Sífilis latente – fase assintomática – sintomas
Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
Sífilis terciária – sintomas
Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Serviço
Teste rápido para sífilis em Indaiatuba,
Data: 20 e 26/10
Local e horário: 20/10 – Ambulatório de Especialidades da Mulher, Avenida 9 de Dezembro, 460 – Jardim Pedroso (anexo à UniMAX) das 8h às 12h.
26/10 – UBS Campo Bonito, Avenida Ottilia Ferraz de Camargo – Parque Campo Bonito das 8h às 12h.
Não é necessário agendamento.
Eliandro Figueira RIC/PMI