Apesar da vitória de Lula, Bolsonaro amplia vantagem e é o mais votado em Indaiatuba e na região de Campinas no 2º turno – Comando Notícia
CidadesEstadualPolítica

Apesar da vitória de Lula, Bolsonaro amplia vantagem e é o mais votado em Indaiatuba e na região de Campinas no 2º turno

Bolsonaro e molusco

Tarcísio de Freitas, eleito governador de São Paulo, também obteve mais votos em todas as 31 cidades da região

  • Museu da água

 

Apesar da derrota de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) mostrou força na região de Campinas (SP), ampliando a vantagem nas urnas em relação ao 1º turno, sendo novamente o mais votado nas 31 cidades da região. 

Enquanto a diferença percentual a favor de Lula (1,76%) na apuração nacional é a menor de um presidente eleito desde 1989, na região de Campinas o mais próximo que o petista ficou do atual presidente foi em Hortolândia, onde recebeu 45,35% dos votos válidos (9,3% de diferença).

A votação mais expressiva de Bolsonaro, percentualmente, ocorreu em Socorro, onde o candidato do PL obteve 74,31% dos votos válidos. Em 25 das 31 cidades o atual presidente recebeu mais de 60% da preferência do eleitorado – veja comparativo abaixo.

 

 

 

Governo de São Paulo

O governador eleito de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante entrevista coletiva em SP — Foto: Reprodução

 

Eleito governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresentou na região de Campinas a mesma hegemonia de Bolsonaro na preferência do eleitorado nas 31 cidades. Superou Fernando Haddad (PT) com vantagem superior aos 20 pontos percentuais em 26 delas.

A maior vantagem de Tarcísio sobre o petista foi registrada em Socorro, onde recebeu 75,02% dos votos válidos.

Das cidades da região, a menor vantagem ocorreu em Hortolândia, onde o governador eleito venceu com 54% dos votos válidos, uma diferença de oito pontos percentuais.

No primeiro turno, Tarcísio havia obtido menos votos apenas em uma cidade, mas para outro concorrente: 41,66% dos eleitores de Pedra Bela escolheram Rodrigo Garcia (PSDB), 35,23% foram com o candidato do Republicanos e 21,02% optaram pelo petista.

Já no segundo turno, Pedra Bela deu ampla vantagem ao candidato republicano. Em percentual, 60,30% da população pedra-belense votaram em Tarcísio e 39,70% em Haddad. Veja comparativo abaixo.

 

 

 

 

Com informações: TSE