Em 15 de outubro de 2022 a ROTA (Rondas Ostensivas “Tobias de Aguiar”) comemorou 52 anos
Na manhã da última sexta-feira (2) o repórter Reginaldo Rodrigues do Comando Notícia juntamente com o fotógrafo Arnaldo Gonçalves foi até o Batalhão da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) localizado na Avenida Tiradentes, no bairro da Luz em São Paulo (SP), com o objetivo de conhecer um pouco mais da história do Batalhão.
A Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar. Atualmente, é o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil. Possui cerca de 600 homens e 120 viaturas, entre elas Hilux SW4 e Trailblazer.
Companhias de Rota
O 1ºBPChq Tobias de Aguiar está na hierarquia distribuído da seguinte forma: subordinado ao Comando de Policiamento de Choque (CPChq), que é subordinado ao Comando Geral da Polícia Militar, que é subordinado ao Secretário de Segurança Pública, e que está subordinado ao Governador do Estado.
O patrulhamento tático da Rota é divido em quatro Companhias de Policiamento de Choque (CiaPChq) Operacionais:
- 1ºCIA (Rota noturna)
- 2ºCIA (Rota matutina)
- 3ºCIA e 4ºCIA (Rota vespertina)
Cada Companhia de Rota contém seis pelotões sob o comando de um 1º ou 2º Tenente da PM. E cada companhia é comandada por um capitão da PM. Cada pelotão é composto por seis viaturas, sendo uma delas destinada ao comandante do pelotão.
Na criação da Rota em 1970, as viaturas utilizadas eram pickups Chevrolet C-1504) e caminhonetes sem capotas, que poderiam levar um efetivo de aproximadamente dez homens, sendo o motorista, o comandante de equipe e mais oito policiais que iam sentados na carroceria, em bancos de madeira.
Ainda em 1970, foram adquiridas viaturas Chevrolet C-14, quatro marchas, câmbio em cima (na coluna do volante), motor seis cilindros. Nos anos 80 as viaturas C-14 foram substituídas por Veraneios A-10, a álcool, câmbio baixo de quatro marchas e posteriormente cinco marchas, com motores de quatro ou seis cilindros.
Em 1988, chegaram as primeiras viaturas Chevrolet Veraneio Custom, A-10, que eram maiores e mais “quadradas”. Por volta de 1997 as viaturas veraneios passaram a ser substituídas por viaturas Blazer, motor seis cilindros; em 2005 foram substituídas por viaturas Blazer, motor quatro cilindros.
Em 15 de abril de 2011, pela primeira vez na história da ROTA, as viaturas Chevrolet foram substituídas por viaturas Toyota Hilux SW4 2012, motor de 4 cilindros 2.7 a gasolina.
Em 27 de Março de 2014, o Governo do Estado de São Paulo entregou 67 novas viaturas para a ROTA, modelo Toyota Hilux SW4 2015, substituindo algumas Blazers que ainda eram usadas para patrulhamentos. Nesse mesmo mês a ROTA testou a nova viatura TrailBlazer 2014 da marca Chevrolet.
O Comando Notícia agradece o atendimento do Batalhão Tobias de Aguiar, em especial, ao Sargento França e o Soldado Cunha. Muito obrigado e sucesso à ROTA!
Texto: Fonte da ROTA e pesquisa
Fotos: @arnaldogoncalvesfotografia