CidadesIndaiatubasaúde

Secretaria de Saúde divulga ações do Março Lilás, mês do combate ao câncer de colo de útero

Ações em todas as unidades de saúde ocorrerão ao longo do mês

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde divulgou na tarde da última  sexta-feira (3) o calendário das ações referente ao Março Lilás, mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Ao longo das próximas semanas, todas as unidades básicas de saúde terão atividades e ações voltadas a este tema com os pacientes.

O Março Lilás é instituído em Indaiatuba pela Lei Municipal Nº 6885/2018 de autoria da vereadora e enfermeira, Silene Carvalini.

Programação Março Lilás

UBS João Pioli: Dias 07/03, 08/03, 14/03 e 15/03 – vacinação HPV, coleta do exame de HPV e palestra sobre a prevenção ao câncer de colo de útero;

UBS Campo Bonito: 08/03 às 9h – sessão pipoca com exibição de filme, zumba e coleta do exame de HPV;

UBS Camargo Andrade: 08/03 – roda de conversa, coleta do exame de HPV, vacinação, HPV e café da manhã;

UBS 4 Morada do Sol: 08/03 – coleta de HPV o dia todo;

UBS Jardim Oliveira Camargo: 09/03 das 14h às 16h – roda de conversa, coleta do exame de HPV e vacinação HPV;

PSF Parque Indaiá: 11/03 das 7h às 12h – coleta do exame de HPV e vacinação HPV;

PSF Jardim do Sol: 16/03 – roda de conversa, coleta do exame de HPV e vacinação HPV;

UBS Maritacas: 17/03 das 9h às 12h – palestra, coleta do exame de HPV, vacinação contra o HPV e busca ativa de faltosos da vacina HPV.

PSF Parque Corolla: 18/03 das 8h às 12h – palestra, coleta do exame de HPV, vacinação HPV e café da manhã);

UBS 10 Califórnia: 18/03 das 8h às 13h – palestra, coleta do exame de HPV, vacinação HPV;

PSF Jardim Brasil: 20 a 24/03 das 9h às 15h – coleta do exame de HPV e vacinação HPV;

PSF Carlos Aldrovandi: 24/03 – caminhada “Rumo ao Cuidado” às 8h;

UBS Itaici: 25/03 das 8h às 12h – coleta do exame de HPV e vacinação HPV;

UBS Cecap: 30/03 – coleta do exame de HPV, roda de conversa, vacinação HPV e café da tarde;

UBS 1 Hospital Dia: 30/03 das 8h às 17h – roda de conversa, vacinação HPV, coleta do exame de HPV, música e café da manhã;

UBS 9 Central: 31/03 das 8h às 12h – atividade Liang Gong e roda de conversa;

UBS 07 Morada do Sol: coletas do exame do HPV durante todo o mês de março.

Parte das atividades já ocorrem normalmente durante o ano todo, mas especialmente neste mês, a Secretaria de Saúde intensificará as ações na linha da conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Todos podem participar e ter acesso aos calendários com horários individuais na unidade de saúde mais próxima da residência.

Março Lilás

O mês de março é um período de atenção especial para a saúde da mulher. A campanha nacional Março Lilás, instituída em Indaiatuba pela Lei Municipal Nº 6885/2018 da autoria da vereadora Silene Carvalini, tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais, segundo a Sociedade Brasileira de Radioterapia.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. Além disso, o exame de coleta de HPV, disponível em todas as unidades de saúde de Indaiatuba, deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Foto: Divvulgação