Por que a panela de pressão pode explodir e que cuidados tomar? Professor de gastronomia dá dicas após morte de cozinheira
Você tem medo de usar panela de pressão para cozinhar? Este tipo de recipiente exige, sim, alguns cuidados no manejo para evitar acidentes graves. A atenção é necessária desde o momento da compra, na verificaçãodo selo de segurança do Inmetro, até o comportamento da panela no fogão.
1- Selo do Inmetro é essencial
A panela de pressão escolhida pelo consumidor precisa ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para comprovar que ela passou por testes de segurança antes de ser comercializada. se não tiver esse selo, não compre.
No site do órgão federal, há o detalhamento das inspeções feitas nos testes.
“Os requisitos de segurança foram aperfeiçoados e houveram acréscimos de requisitos técnicos, tais como avaliação e classificação de antiaderente, critérios de temperatura nas alças e cabos, resistência à corrosão e migração de elementos durante a cocção, para atendimento aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”, informou a instituição.
2- Com saber o volume que a panela suporta?
O volume que a panela suporta também precisa ser levado em consideração na hora da compra. É preciso respeitar a quantidade que vai ser preparada dentro da panela de pressão, e existem tamanhos variados no mercado.
Dentro da panela costuma ter uma marca, com letras e/ou números, que deve ser respeitada na hora de inserir os ingredientes. Ela fica abaixo da altura do cabo – informação importante para as panelas mais usadas que podem ter perdido essa marcação.
“Toda panela tem, na verdade, uma capacidade. A gente nunca deve exceder dentro da panela o volume máximo de itens, ingredientes sólidos ou líquidos”, explicou o professor de gastronomia.
3- Em qual boca do fogão colocar a panela?
A quantidade de calor que vai ser aplicada na panela de pressão também exige cuidados. O fogo não pode “envolver” o fundo da panela. Ele precisa estar concentrado no centro do fundo.
“Se a panela tem 20 cm, o fogo não pode exceder 18 cm. O fogo nunca deve ultrapassar essa marca. Tem que haver uma distância de pelo menos 3 cm a 5 cm sem fogo, para que esse fogo não lateralize”.
“A gente não deve de maneira nenhuma deixar o fogo passar da lateral da panela. Desta forma o fogo fica concentrado e a gente sabe que é uma quantidade correta de temperatura para que essa panela não exceda a pressão”, completou.
4- Uso de esponja de aço para limpeza é arriscado?
A limpeza faz parte de uma manutenção da panela, e é comum usar esponja de aço para tirar manchas com o passar do tempo. No entanto, o professor de gastronomia alerta que a palha ou a esponja de aço é um material abrasivo que danifica o metal da panela de pressão.
“Esse metal, que geralmente é o alumínio, ele vai desbastando. Um indicador disso são as letras do fundo da panela. Se você já passou tanta palha de aço a ponto dessas letras não estarem bem legíveis ou terem desaparecido completamente, é um indício que essa panela de pressão deve ser substituída”.
5- Pode tirar a pressão debaixo da torneira da pia?
O professor de gastronomia explica que não se deve “de jeito nenhum” tirar a pressão da panela à força colocando ela debaixo da torneira na pia.
“Não faça isso. Nós estamos com um ambiente com pressão, uma atmosfera diferente da de fora. Quando a gente pega uma panela de pressão e coloca debaixo da água gelada, com toda aquela temperatura, nós estamos trabalhando contração e dilatação metálica. Aqui dentro pode ter uma pressão gigantesca.O ideal é que ela perca pressão naturalmente”.
6- Panela parou de fazer barulho do nada. E agora?
Sabe quando a panela começa a fazer o barulho de que “pegou pressão” e solta o ar pelo pino (válvula)? Esse é o comportamento normal dela. Se ela para esse barulho do nada, é preciso agir rápido.
“Se em determinado momento você perceber que aquele barulho diminuiu muito ou cessou, olha o fogo. Se o fogo ainda estiver aceso, a panela estava com pressão e parou repentinamente, desligue rapidamente o fogo se estiver perto e saia da cozinha. Se está afastado, longe e não dá tempo de chegar no fogo, avise as pessoas da cozinha, saia e desligue o gás para fora da cozinha”, completou o professor.