A chuva que atingiu a cidade de São Paulo no início da tarde desta segunda-feira (7) deixou todas as regiões da capital em estado de atenção para alagamentos às 14h40, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.
“Há também condição para rajadas de vento e transbordamentos. As próximas horas seguem com tempo instável na cidade, com chuvas atuando de forma isolada, lentas e oscilando de intensidade”, informou o órgão.
Já há enxurradas e alagamentos no Parque Santo Antônio, na Zona Sul.
“As caçambas sendo viradas! Parque Santo Antônio, emergência aqui. SOS aqui para nós”, disse um morador que gravou uma enxurrada na Zona Sul.
O que pode explicar a chuva nesta quarta são as áreas de instabilidade vindas do interior que começam a atuar na cidade.
- Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva moderada principalmente nas Zonas Sul, nas subprefeituras de Campo Limpo e Santo Amaro;
- Também chove na Zona Sudeste, principalmente em Ipiranga;
- Em parte da Zona Leste, chove moderado nas subprefeituras da Mooca, Vila Prudente e Guaianases.
Medidas de segurança
Entre as medidas que podem amenizar os efeitos dos alagamentos estão:
- Evitar transitar em ruas alagadas.
- Não enfrentar correntezas.
- Ficar em lugar seguro e pedir ajuda, caso necessário.
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios.
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.