Nascer Bem realiza treinamento para profissionais do Haoc sobre a importância do aleitamento materno
O objetivo do treinamento é proporcionar um atendimento acolhedor que incentive a amamentação
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba por meio do programa Nascer Bem, iniciou na última segunda-feira (20) um treinamento em amamentação para a equipe de saúde do Alojamento Conjunto do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). O objetivo da capacitação é fomentar e incentivar a importância da amamentação já na primeira hora de vida do bebê, além de aprimorar técnicas para uma amamentação adequada.
Segundo a secretária de Saúde, Graziela Garcia, amamentar é muito mais do que nutrir a criança. “É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo”, comentou. “O aleitamento materno é a estratégia isolada de maior impacto na redução da mortalidade na infância e, segundo evidências científicas, atribui-se a ele a capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis em todo o mundo”, concluiu a secretária de Saúde, Graziela Garcia.
Entre as metas do treinamento também estão os objetivos de proporcionar um atendimento acolhedor e baseado em evidências científicas ao binômio (mãe e bebê), desenvolver junto à equipe de trabalho do Alojamento Conjunto um procedimento operacional padrão no manejo da amamentação e valorizar o trabalho profissional da equipe de saúde do Haoc.
Foto:Eliandro Figueira RIC/PMI