CidadesCulturaIndaiatuba

Oficina gratuita em cerâmica patrocinada pela AB Colinas segue com capacitação em Indaiatuba

O projeto “Arte da Terra”, patrocinado pela AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, que oferece de maneira gratuita uma oficina de capacitação de trabalhos em cerâmica, segue qualificando os moradores de Indaiatuba que se inscreveram para participar da ação que começou no dia 7 de agosto.

De acordo com o relatório de acompanhamento, além de ter todas as vagas preenchidas, gerando até lista de espera, o projeto já permitiu aos alunos realizar testes com materiais, desenvolver todo o conteúdo do curso até o momento e iniciar a produção das peças que vão fazer parte da finalização do curso.

O objetivo do projeto é estimular a economia criativa e a geração de renda na região.

Realizado pela equipe da produtora cultural Renovarte, que tem patrocínio da concessionária e apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto está atendendo 60 alunos e tem duração de cinco meses, com previsão de término em dezembro deste ano.

Todas as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no complexo cultural Viber (Avenida Almirante Tamandaré, 497, bairro Cidade Nova, Indaiatuba/SP), das 14h às 17h e das 18h às 21h. Cada turma tem30 alunos.

Geração de renda

As oficinas oferecem uma oportunidade única para os participantes desenvolverem autonomia financeira e complementação de renda, uma vez que as peças criadas durante as aulas poderão ser comercializadas posteriormente. A proposta principal do projeto é não apenas promover a arte cerâmica, mas também oferecer formação e oportunidades a jovens e adultos que, eventualmente, necessitem de ampliação de recursos econômicos.

Para Fabiana Gracioli, coordenadora do projeto, ações como essa são importantes, pois impactam a vida dos participantes não apenas como forma de expressão artística, mas também como oportunidade de melhoria de vida. “Capacitar com o objetivo de gerar renda é a tônica do Projeto Arte da Terra, mas, mais do que isso, promover bem-estar, estimular a criatividade e o trabalho cooperativo através da arte e do fazer manual. As oficinas foram pensadas de modo a promover o aprendizado das principais técnicas cerâmicas, mas também a capacitar os alunos a criarem identidade para suas peças, serem capazes de divulgá-las de maneira eficaz, precificá-las e vendê-las, individualmente ou como produção coletiva. Orientados por professores bastante experientes, os alunos terão uma oportunidade muito especial de adentrarem o universo da cerâmica com possibilidade real de geração de renda através da economia criativa!”, acrescenta.

Ao final do curso será realizada uma exposição aberta à comunidade, onde além de apreciar as obras produzidas no decorrer das oficinas, os alunos poderão comercializar suas peças. Essa exposição busca promover o empoderamento dos participantes como ceramistas e destacar a importância da economia criativa na sociedade.

Com informações: Ab Colinas