CidadesIndaiatubasaúde

Saúde promove Campanha de Mobilização para Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita

Testes rápidos serão oferecidos para população nos dias 6, 18 e 19 de outubro

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, divulgou a programação de mais uma Campanha de Mobilização para Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita em outubro, nos dias 6, 18, 19 e 27. A Campanha será realizada utilizando-se dos testes rápidos para sífilis na população e os locais onde serão intensificadas as ações de testagem são unidades de saúde.

O Dia Nacional de Combate a Sífilis e Sífilis Congênita no Brasil é comemorado no terceiro sábado do mês de outubro de cada ano, instituído através da Lei 13.430 de 31/03/2017. Em 2016 o Programa Estadual de IST/HIV/AIDS em parceria com a Atenção Básica, Sociedade de Pediatria de São Paulo e o Cosems, instituíram o mês “Outubro Verde – Mês de Combate a Sífilis Congênita” com o objetivo de manter o compromisso público com a saúde na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno da sífilis na gestação, visando a eliminação da sífilis congênita. No ano de 2021 devido ao visível aumento do número de casos de sífilis, sífilis congênita e sífilis em gestantes no Brasil, foi executado entre Estado e municípios o Projeto de Intervenção para o fortalecimento das regiões de saúde rumo a redução da doença.

Em 2023, Indaiatuba iniciou a caminhada para a eliminação da sífilis congênita, devido as ações desenvolvidas durante os anos para a sensibilização da rede de saúde, diagnóstico oportuno, tratamento e acompanhamento dos casos identificados, o qual o município de Indaiatuba foi contemplado neste ano, com o Selo Bronze da Boas Práticas Rumo a Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. Participou do processo de validação desta certificação, o Ministério da Saúde do Governo Federal.

Uma das principais estratégias empregadas para a redução do acometimento deste agravo é o desenvolvimento de campanhas para prevenção e conscientização da população. A Campanha de Mobilização para Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita contará com ações de intensificação da testagem rápida nas unidades de saúde, ações extramuros junto a população e matriciamento dos profissionais de saúde, além das orientações e informações repassadas aos munícipes, estimulando a população sexualmente ativa e que nunca realizou nenhum exame, a conhecer sua situação sorológica da sífilis, destacando a importância do diagnóstico precoce e tratamento deste agravo.

Ações

06/10 – 9h às 17h – Hospital Dia / Público-alvo: toda população

18/10 – 8h às 13h – UBS Pq. Corolla / Público-alvo: toda população

19/10 – 9h às 17h – Praça Prudente de Moraes / Público-alvo: toda população

27/10 – 13h às 17h – Museu da Água / Público-alvo: profissionais da rede de saúde

Eliandro Figueira RIC/PMI