Companhia de Dança Ballet Paraisópolis se apresenta no dia 24 de março no Ciaei
Ingressos devem ser retirados no Ciaei antes da peça
A Companhia de Dança Ballet Paraisópolis, realiza espetáculo gratuito, exposição e workshop no dia 24 de março, no Ciaei. O inicio das atividades começa às 15h com o workshop destinado para os alunos da Secretaria de Cultura que fazem aula no Centro Hermenegildo Pinto (Piano), de nível avançado, que poderão interagir e aprender com os integrantes da Companhia de Dança Ballet Paraisópolis. Já às 17h na entrada do teatro acontecerá a exposição “Ballet Paraisópolis – voar é possível” e, na sequência às 18h será realizado o espetáculo “Paquita II Ato” e “Véspera”. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura. A retirada de ingressos deve ser feita 50 minutos antes da peça, no espaço da apresentação.
O Ballet Paraisópolis foi fundado por Monica Tarragó em 2012, que inclusive assina a curadoria visual da exposição junto com Jum Nakao, e é retratado na entrada do teatro com a exposição fotográfica “Ballet Paraisópolis – Voar é Possível” que conta com 32 fotos de Fernanda Barsotti Kirmayr, Marcos Alonso, dentre outros fotógrafos. A exposição foi idealizada por Jum Nakao e as imagens são impressas em tecido voil para repassar aos visitantes a leveza e um clima etéreo.
A apresentação Paquita II Ato é composta por um balé em dois atos e três cenas que tem na trama principal uma jovem cigana, e o Conde Lucien d’Hervilly, um general francês. A obra é considerada um balé pantomima (popularizado no século XIX e apontado como modelo do balé clássico), onde os bailarinos se manifestam mediante a mímica, gestos, expressões fisionômicas e corporais. A duração é de 10 minutos.
Na sequência será realizada a obra “Véspera” que desafia o corpo no espaço com tempos e configurações variadas. Uma criação coreográfica que propõe dinâmicas que são enunciadas, alternadas e retomadas pelos muitos corpos dançantes. Com música de Antonio Vivaldi recomposta por Max Richtter, Véspera é o que antecede um ato, ou vésperus que quer dizer “estrela Vésper, estrela ou planeta de Vênus Partindo do simbolismo da luz e da escuridão. Um contraponto que estabelece e desenvolve distintas maneiras e sensações, confluindo a um só tempo caminhos infinitos e particulares no corpo de cada intérprete, com a duração de 15 minutos. O espetáculo conta com o apoio da Indigo Foundation.
Serviço
Exposição: “Ballet Paraisópolis – voar é possível”
Data: 24/03/2024
Horário: 17h
Local: Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba.
Exposição: “Paquita II Ato” e “Vespera
Data: 24/03/2024
Horário: 18h
Local: Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba.
Retirada de ingressos 50 minutos antes da apresentação.
Com informações: Assessoria/PMI
Foto ilustrativa/Divulgação