CidadesIndaiatubasaúde

Vacina contra dengue segue disponível nas unidades básicas de saúde para crianças de 10 a 14 anos

Vacina estará disponível também neste sábado no Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou que a vacina da dengue para crianças de 10 a 14 anos segue disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, inclusive no próximo sábado (8) no Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, das 8h às 12h. Até o momento 3.349 crianças já foram imunizadas em Indaiatuba.

A dengue é uma doença transmitida por mosquitos que pode ser grave e até fatal. Vacinar crianças nessa faixa etária pode ajudar a reduzir a transmissão da doença na comunidade, protegendo não apenas as crianças, mas também pessoas mais vulneráveis, como idosos e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos. Embora a dengue geralmente seja uma doença autolimitada, em alguns casos pode levar a complicações graves, como dengue hemorrágica. A vacinação pode reduzir significativamente o risco de desenvolver essas complicações.

Além do mais, a dengue pode levar a períodos prolongados de doença, o que pode resultar em ausências escolares prolongadas. Vacinar crianças pode ajudar a manter a continuidade do ensino e evitar interrupções no aprendizado.

É importante pontuar que a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. O mosquito Aedes aegypti se torna infectado ao picar uma pessoa que já está infectada com o vírus da doença. Uma vez infectado, o mosquito pode transmitir o vírus a outras pessoas durante toda a sua vida. Após a picada do mosquito infectado, ocorre um período de incubação no corpo humano, que geralmente dura de 4 a 10 dias, mas pode se estender por até duas semanas. Durante o período de incubação, o vírus se replica no organismo humano, entrando na corrente sanguínea e causando uma condição conhecida como viremia, onde o vírus se espalha pelo corpo.

Ao perceber qualquer sintoma da dengue, um médico deverá ser consultado.

Com informações: Assessoria/PMI