Aeroporto de Viracopos recebe Antonov para o transporte de carga de 31 toneladas para o Chile
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu no sábado (15/06) o maior avião cargueiro do mundo, o Antonov An-124. A aeronave carregou uma carga de 31 toneladas para uma indústria de celulose e decolou na madrugada de domingo (16/06), às 3h20, com destino ao Chile, incluindo uma escala em Buenos Aires (ARG).
A operação e a contração do voo foram realizadas pelo Agente de Carga Logwin Air + Ocean Brazil Ltda. Devido ao tamanho e peso da carga, a operação de descarregamento da carga e carregamento no avião precisou ser realizada no pátio de manobras de aeronaves com suporte de um guindaste. A operação foi considera um sucesso pelas equipes de Viracopos.
No sábado pela manhã, centenas de pessoas se reuniram no entorno do aeroporto para acompanhar a chegada do gigante da aviação em Viracopos. O avião possui 69 metros de comprimento e cerca de 21 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares.
Vindo de uma escala de reabastecimento na Ilha do Sal, Cabo Verde, a aeronave possui uma envergadura de 73 metros. Equipado com três trens de pouso e 24 rodas para suportar seu peso máximo de decolagem, o Antonov Ruslan requer uma pista de decolagem “código 4”, com mais de 1.800 metros de comprimento.
O cargueiro possui capacidade para transportar até 150 toneladas, aproximadamente o peso de 10 ônibus padrão. O cargueiro Antonov An-124 Ruslan, de origem soviética e fabricado pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, em 1982, foi o maior avião do mundo por seis anos até 1988, quando foi superado pelo Mryia. No entanto, em 2022, o Mryia foi destruído durante a guerra da Ucrânia.
Com informações: Assessoria/Viracopos