Por:Erico Piovesan
Segundo estudos do IBPT – Instituto Brasileiro de Pesquisa Tributárias – o brasileiro trabalhou até dia 28 de maio somente para pagar impostos.
Isso representa 149 dos 366 dias desse ano, e corresponde dizer que a carga média tributária que as famílias brasileiras pagam é de 40,71%. Para efeito de comparação, em 2023, os impostos pagos pelos brasileiros representaram R$ 2,318 trilhões.
Embora a carga tributária seja alta, muitos brasileiros desconhecem que se paga impostos sobre a renda e também tudo o que se consome, os impostos estão presentes em todas as transações comerciais e prestação de serviços.
A carga tributária tem aumentado nas últimas décadas. Em 1970 a média de dias trabalhados era de 76 (carga tributária de 20,82%), enquanto em 1986, era de 82 dias (carga tributária de 22,47%).
A carga tributária brasileira é similar a países como Austria, Belgica, Finlandia e Noruega. A diferença é que nesses países serviços oferecidos pelo governo tais como segurança, saúde e educação, são de excelente qualidade.
Entretanto, há países desenvolvidos que oferecem serviços de primeira qualidade, onde se trabalha muito menos para pagar impostos, caso da Espanha com 137 dias, Reino Unido com 129, Japção, com 124 e Suiça, com menos de 100 dias trabalhados por ano para se pagar impostos.
Foto: Reprodução