Polícia

100 PMs mortos no Rio: 4 em cada 10 foram vítimas de assalto no Rio

do UOL

A cada dez policiais militares assassinados no Estado do Rio de Janeiro neste ano, quatro perderam a vida em circunstâncias envolvendo suposta ação de assaltantes, segundo levantamento feito pelo UOL com base em dados e informações da PM, Polícia Civil e ONG Rio de Paz. Dos cem PMs assassinados neste ano, 42 casos –já confirmados ou com investigação em andamento — envolvem policiais abordados por criminosos armados, o que inclui as ocorrências onde houve tentativa de reação por parte do militar.

O levantamento feito pelo UOL também revela que cerca de 60% das mortes aconteceram na Baixada Fluminense (32) e na zona norte da capital fluminense (31) e que a maioria não estava trabalhando na hora do crime.

A estatística de letalidade policial no ano reúne 53 PMs que estavam de folga, 21 em serviço, cinco que estavam no trajeto casa-trabalho e 21 reformados, da reserva ou licenciados.

Dos 42 PMs assassinados em circunstâncias de assalto, de acordo com a suspeita inicial, 29 estavam de folga e dez eram reformados, da reserva ou estavam licenciados. Três estavam a caminho ou voltando do batalhão em dia normal de trabalho.

Além disso, dez foram baleados e mortos porque de alguma forma acabaram sendo reconhecidos como policiais antes, durante ou após a ação criminosa.

Patentes e média de idade

Dos cem PMs mortos neste ano, foi possível determinar a idade de 85 vítimas. A média de idade registrada é de 40,6 anos. A distribuição de patentes na relação de policiais assassinados revela 34 sargentos, 32 soldados, 19 cabos, 14 subtenentes e um tenente.

O batalhão que perdeu o maior número de homens foi o de Mesquita (20º BPM), onde trabalhavam sete dos cem militares mortos. Já 20 deles eram lotados em UPPs.

O PM mais novo era o soldado Gabriel Brasil Soares, 25, morto a tiros em uma tentativa de assalto, em Magé, Baixada Fluminense, quando estava a caminho do trabalho. O mais velho era o subtenente reformado Valmir dos Santos Tavares, 70, que foi assassinado a tiros em um assalto, na praça de Jurujuba, em Niterói, região metropolitana.