Três escolas municipais de Indaiatuba estão entre os 10 melhores Ideb do Estado de São Paulo – Comando Notícia
CidadeseducaçãoIndaiatuba

Três escolas municipais de Indaiatuba estão entre os 10 melhores Ideb do Estado de São Paulo

Alunos e professora

Indaiatuba possui três unidades escolares municipais entre os 10 melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023 no Estado de São Paulo. A Emeb Osório Germano e Silva Filho é a número um no ranking estadual com Ideb de 8,8. As Emebs João Baptista de Macedo e João Marinho Filho conquistaram a sexta e sétima posição, com Ideb de 8,2 e 8,1 respectivamente. A Emeb Áurea Moreira da Costa, com Ideb de 8,0 é a 11ª colocada.  Classificações consideram as cidades com mais de 200 mil habitantes.

Indaiatuba é o primeiro no Estado de São Paulo e o décimo do Brasil com melhor Ideb. A educação da Rede Municipal conquistou o índice de 7.3, 0.6 acima do Ideb de 2021. Todas as unidades escolares da rede superaram o Ideb nacional (6.0) e o estadual (6.5). Os dados foram divulgados na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Sobre o Ideb

O Ideb é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Criado em 2007, o Ideb representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Foto: Arquivo/PMI