“A tosse tem sido uma das razões mais comuns que levam até uma consulta médica”, a afirmação é do médico pneumologista, dr. José Luiz Iunes Filho, que faz parte do time clínico do Instituto Respire. O médico alerta que muita gente trata a tosse em casa como se ela, por si, fosse uma doença, mas que não é. “A tosse é um sintoma de que algo está errado com o corpo, ela aparece tanto nos casos das mais simples alergias, que estão sendo manifestadas nessa época climática de tempo seco e quente, como pode, se persistente, indicar outras situações mais preocupantes como asma, bronquite DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), um caso de refluxo gastroesofágico ou até mesmo, em casos extremos, estar relacionada a uma insuficiência cardíaca”, informa o médico.
“Uma crise de tosse que dure alguns dias, normalmente está relacionada a uma gripe ou alergia, mas quando ela não vai embora naturalmente é preciso realizar uma consulta médica para buscar a causa, que varia muito. Nos casos em que a pessoa está há mais de 15 dias com a tosse e de acordo com a forma que essa tosse se apresenta, são realizados exames específicos para a investigação da causa, por isso, o ideal é buscar a orientação médica, seja no consultório, ou mesmo na Unidade Básica de Saúde mais próxima, o importante é cuidar, pois o tratamento pode ser bastante simples e eficiente na maioria dos casos”, continua dr. Iunes.
Para buscar manter a saúde nessa época em que, além do tempo seco, e das muitas queimadas que despejam poluentes tóxicos que permanecem por semanas no ar, juntando-se ao início da primavera traz ventos carregados de partículas no ar, como pólen de flores e gramíneas que podem funcionar como alergênicos, o médico recomenda muita hidratação. “Tomar água é essencial para manter o corpo hidratado para melhor se defender do tempo seco, também recomendo a hidratação das vias aéreas com o uso de soro fisiológico, puro, para lavar as narinas, ou em inalações, nos casos de pessoas mais alérgicas”, ressalta o pneumologista.
Dr. José Luiz Iunes Filho faz parte da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – SBPT, é certificado em Programas de Imunobiológico em Asma Grave pelo Guy’s Hospitals of London (Dr. David Jackson), capacitado pelo CHEST – American College of Chest Physicians, membro da European Respiratory Society (ERS), diretor executivo do interior da ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos) Atualmente, atende na rede pública de saúde na cidade de Barretos, no interior de São Paulo, e está à frente do time de médicos especialistas do Instituto Respire, um centro médico que reúne, além de clínica de especialidade, um núcleo de exames e diagnósticos e um centro de pesquisa e prevenção médica.
Com informações: Luciana Gomes-Parceria Comunicação
Foto: Flávio Lavanini