CidadesCulturaIndaiatuba

Cine Infância: projeto de cineclube itinerante passa por escola pública de Indaiatuba

O Cine Infância é um projeto cineclubista dedicado ao público infantil que nasceu em Campinas e, ao longo do ano, está percorrendo diversas cidades da região, incluindo Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Hortolândia, Paulínia e Monte Mor. Com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, o Cine Infância vai visitar escolas públicas destas cidades para exibir curtas-metragens brasileiros para crianças.

 

Em Indaiatuba, o projeto passa pela EMEB Walda Maria Stocco Prandini, no bairro Parque Campo Bonito, em duas datas. A primeira foi em 26 de setembro e a próxima é no dia 03 de outubro. São duas sessões por dia, todas exclusivas para os alunos, que assistem ao curta-metragem paulista “As Aventuras de Pety” (2019), de Anahí Borges.  A história começa quando um lindo e majestoso arco-íris aparece no céu de Tutameia. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que imaginam.

 

Cada sessão do Cine Infância envolve, além da exibição de um curta-metragem brasileiro, uma roda de conversa especialmente planejada para o público infantojuvenil, com atividades artístico-culturais que estimulem o pensamento crítico sobre as temáticas abordadas pelos filmes e promovam, de forma lúdica e descontraída, a interação entre as crianças.

 

Com curadoria e criação da produtora e cineasta Fernanda Teodoro Viana, e apoio da Metrô Filmes, o Cine Infância apresenta obras cinematográficas que abordam diferentes questões sociais, culturais, regionais, históricas, políticas e etnográficas. Todos os filmes integram o catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e foram selecionados priorizando, além das temáticas, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. “Temos uma seleção ampla de filmes, com diversidade em vários aspectos: nas abordagens estéticas, com documentário, animação, ficção; e também nas suas origens, com produções de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina”, comenta Fernanda. “A partir de um diálogo com a escola, definimos a obra a ser apresentada, que pode conversar com o projeto pedagógico, com o perfil dos alunos, enfim, a ideia do Cine Infância é proporcionar às crianças experiências estéticas acessíveis, ampliando seu repertório não somente com relação à arte, mas também ao contexto sociocultural brasileiro”, detalha.

 

Por lei, desde 2014, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório. “Mais do que isso, o contato com filmes brasileiros na infância faz com que as crianças vejam sua cultura, realidade e contradições retratadas. Num país de ambientes culturais tão distintos, devido à grande extensão territorial, o cinema brasileiro representa uma importante ferramenta para união cultural, justamente através dessa diversidade.”, completa Fernanda.

 

Saiba Mais

O Cine Infância é um projeto realizado com o patrocínio Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Governo Federal, o Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo e com apoio da Metrô Filmes.

 

Idealizada em 2017, a Metrô Filmes produz filmes de ficção e documentários com foco em temáticas sociais e políticas.

 

A concepção do Cine Infância é de Fernanda Teodoro Viana, produtora responsável por todas as exibições do projeto. Com formação acadêmica em Letras – Inglês/Literaturas pela UERJ e Cinema (UFSC), é pós-graduada em Literatura Inglesa e Americana e em Direito do Entretenimento. Membro da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas, que produz a Mostra Amilar Alves em Campinas desde 2018, e do ICINE (Fórum do Cinema do Interior Paulista), lançou em 2022 o documentário de curta-metragem “Haitianas”, vencedor do Prêmio Estímulo à Produção de Curtas, no qual atuou no roteiro, direção e produção. Com o Cine Infância, circulou por várias escolas de Campinas em 2023, tendo a contribuição da pedagoga, arte-educadora, poetisa e mestra em Artes da Cena, Pâmela Raiza na escolha e aplicação das atividades artísticas desenvolvidas nas rodas de conversas do projeto.

Para acompanhar a agenda e as novidades do Cine Infância, o canal do instagram é @cineinfancia.

 

Serviço:

Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresentam:

Cine Infância: cineclube itinerante para crianças em Indaiatuba

Quando: dias 26 de setembro e 03 de outubro

Onde: EMEB Walda Maria Stocco Prandini, no bairro Parque Campo Bonito

Atividade exclusiva para alunos da escola.

Com informações: Assessoria de Imprensa do projeto Cine Infância

Foto: Danilo Dias de Freitas