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Equipes pré-hospitalares atendem mais de 55 mil usuários nas rodovias em 2024

 Entre milhares de veículos que circulam diariamente pela malha viária concedida, o protagonismo dos profissionais das concessionárias se sobressai no atendimento e suporte aos usuários, seja para socorro mecânico, orientações, atendimento pré-hospitalar (APH), entre outros serviços. 

São 131 postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) ao longo de mais de 11 mil quilômetros de malha viária que garantem suporte gratuito para situações emergenciais, como assistência mecânica e apoio médico, e estrutura para o descanso dos motoristas durante a viagem. Eles estão equipados com guinchos, ambulâncias e telefones de emergência 0800.

De janeiro a 26 de setembro de 2024, foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos com guincho, socorro mecânico, apreensão de animais, caminhão irrigadeira – utilizado para limpeza da via ou combate a focos de incêndio, e inspeções de tráfego, serviço que abrange desde a retirada de detritos na pista até o auxílio aos usuários que param no acostamento para emergências. Os dados são do Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

A agilidade é um fator determinante para salvar vidas nas rodovias. No mesmo período, foram registrados 55.739 atendimentos pré-hospitalares a usuários que não estavam se sentindo bem de saúde durante a viagem. As equipes de atendimento pré-hospitalar também são cruciais para realizar outro tipo de atendimento no dia a dia das rodovias: o parto e situações de urgência e emergência. 

No dia 11 de março deste ano, foi realizado um parto no acostamento da Rodovia Ayrton Senna, região de Itaquaquecetuba. Já era fim de tarde quando um motorista parou o carro na base de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária Ecopistas, no km 28, para pedir ajuda à esposa que estava em trabalho de parto no banco do passageiro. Imediatamente, as equipes de socorro médico e tráfego deram suporte ao casal.

Um mês antes, no dia 24 de fevereiro, a equipe da Ecopistas também atuou no salvamento de uma criança engasgada com bolacha. Era por volta das 16h e, no retorno de São Paulo para Taubaté, a mãe do pequeno Benício, de apenas três anos, percebeu que o filho estava desacordado no banco traseiro do veículo. Imediatamente, a família estacionou na altura do km 115 da Rodovia Carvalho Pinto, em Caçapava, para pedir ajuda à equipe da concessionária na praça de pedágio.

Sempre que necessário, o serviço pré-hospitalar, que não possui custo adicional, é acionado pelos operadores de cada concessionária. Esse acionamento pode ser feito diretamente da rodovia, do Centro de Controle e Segurança Operacional por meio do monitoramento das câmeras de segurança e também pela central de atendimento 0800, que funciona 24 horas por dia.

Com informações: Artesp