Com a proximidade das festas de fim de ano, o Instituto Capim Santo, em parceria com a Fundação Paulistana, oferece um curso gratuito de curta duração para ensinar os clássicos das festas, tais como carnes marinadas e assadas, arroz, salada de maionese, rabanada, panetone e pavê. A formação é de 1 dia (das 8h às 17h) e conta com emissão de certificado. As próximas datas são: 30/11 no CEU Campo Limpo, 06/12 no CRESAN Vila Maria, e dia 18/12 no CRESAN Butantã. As vagas estão abertas no formulário: Programa Cozinha Escola 2024
O mercado de gastronomia está em ascensão. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estima que o faturamento do setor chegue a R$ 428 bilhões até o final de 2024, o que representa um crescimento em relação ao ano anterior. Além disso, o ramo de bares e restaurantes criaram cerca de 70 mil novos empregos no último trimestre de 2024.
As formações oferecidas pelo Instituto Capim Santo e Fundação Paulistana tem como objetivo levar oportunidade de formação para diversas regiões da cidade de São Paulo, sobretudo nas periferias, que concentram maior índice de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Juntas, as organizações oferecem diversas modalidades de formação no “Cozinha Escola”, programa gratuito de qualificação profissional na área de gastronomia, com foco em geração de renda, trabalho e empreendedorismo.
Na marca dos 14 anos, o Instituto Capim é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu principal programa, o curso “Cozinha do Amanhã”, oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais. A organização já formou mais de 8 mil alunos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré (BA), Trancoso (BA) e Salvador (BA).
Com informações: Beatriz Mazzei
Foto: Divulgação