CidadeseducaçãoIndaiatuba

Fiec atende mais de 35 mil alunos nos cursos ofertados no decorrer dos oito anos

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) atendeu de 2017 até 2024 mais de 13 mil alunos no Programa de Inclusão Digital do Estado de São Paulo.  O curso Tecnólogo em Processos Químicos e os cursos técnicos regulares atenderam mais de 5.500 alunos, no período. Ao todo, são mais de 35 mil alunos atendidos em todos os cursos ofertados pela Fundação nas duas gestões do prefeito Nilson Gaspar.  O destaque de 2024 foi a entrega do novo prédio da Fiec, no mês de dezembro, com a área de 2.353,95m².

“A Fiec tem desempenhado um papel fundamental na educação de Indaiatuba e da região. Agora, com o novo prédio, os alunos terão espaços ainda mais adequados e equipamentos mais modernos. A fundação tem investido cada vez mais para ofertar cursos de qualidade. Nos oito anos da minha gestão conseguimos atender mais de 35 mil alunos que vão ser o futuro da sociedade. A fundação tem um papel importante para a formação de nossos jovens e se os alunos aproveitarem as oportunidades, vão chegar longe”, relata o prefeito, Nilson Gaspar.

Na gestão do prefeito Nilson Gaspar, por meio do Programa Pronatec a Fiec atendeu de 2017 até 2022, em cursos técnicos, 4.215 alunos que estavam cursando a 2ª série do Ensino Médio da rede pública de ensino. O programa criado pelo Ministério da Educação tinha como objetivo de impulsionar o ensino profissional no Brasil e visava garantir a melhoria no currículo de milhares de pessoas.

Já o FIC – Qualifica Mais foi oferecido pela Fundação para 2.210 alunos, nos períodos 2017 a 2018 e de 2020 a 2024, com cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, do Programa Qualifica Mais Emprega Mais, realizado em parceria com o Governo Federal, que tem como objetivo capacitar trabalhadores, preparando-os para atender às exigências atual do mercado e impulsionar a carreira dos participantes.

O Cursinho pré-vestibular nos oito anos atendeu gratuitamente 558 jovens da rede de ensino público, no período. O objetivo é preparar os estudantes de escolas públicas para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), demais provas e vestibulares para o ingresso no ensino superior.

O Novotec, desenvolvido em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Governo do Estado de São Paulo, atendeu 5.588 alunos, em 15 municípios. Em 2024 passou a se chamar Ensino Profissional Paulista (EPP) e obteve o atendimento de 4.040 alunos, em 31 municípios. O EPP tem como objetivo incluir o ensino técnico na grade do ensino médio, que é uma necessidade cada vez mais presente para suprir uma exigência do mercado de trabalho, cada vez mais carente de mão de obra qualificada. Em Indaiatuba a Fiec atende nove escolas, 14 turmas, 453 alunos em cinco cursos.

Ao longo da gestão do prefeito Nilson Gaspar a Fiec formou 81 colaboradores da empresa Unilever, de 2017 a 2018, no Curso Técnico em Mecânica. Firmou parceria com a empresa Sew Eurodrive Brasil para formar 312 colabores, de 2018 a 2024, nos Cursos Técnicos de Mecânica e de Mecatrônica Industrial 4.0. O Curso de Mecatrônica Industrial 4.0 é o único no Brasil a permitir uma formação técnica em todos os conceitos e aplicações da indústria 4.0. 

O setor de Cursos Extracurriculares foi reativado em 2022, com o objetivo de ofertar formação para as Secretarias Municipais, Empresas e Comunidade. Já foram atendidos 3.214 alunos, sendo 2.185 alunos das Secretarias de Educação, de Saúde, de Esportes e do Saae, e 1.029 alunos da comunidade. Também foi realizado acordo de cooperação com a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba – AESCI e com Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – SICCOB, a fim de ofertar mais cursos para a comunidade.

A Campanha de Doação de Sangue que é realizada em parceria com o Hemocentro de Campinas e que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, é realizada na Fundação. Desde 2017 participaram da campanha 13.686 candidatos para a doação, foram coletadas 10.614 bolsas de sangue e foram realizados 952 cadastros de doadores de Medula Óssea.

Além disso, a fundação realiza o Atendimento Solidário (Home Care), por meio dos professores e alunos do curso Técnico em Enfermagem, que tem como objetivo atender pacientes em domicílio, que necessitam de assistência de enfermagem, promovendo o conforto, bem-estar e segurança ao paciente e à família para a recuperação do paciente. No período de 2017 a 2024 foram realizados 1.101 atendimentos.

 

Acompanhe os destaques da Fiec no decorrer dos anos:

 

2017

– PORTAL DO EMPREGO

Com objetivo de atender aos interesses de alunos, ex-alunos e empresas que necessitam de profissionais especializados, a Fiec lançou o Portal do Emprego, uma ferramenta gratuita com validade para o resto da vida profissional do candidato. Atualmente há 1.179 empresas cadastradas e um banco de dados com mais de 4.501 cadastrados.

 

2018

– LABORATÓRIO ANÁLISE CLÍNICA

O Laboratório de Análises Clínicas foi criado para práticas acadêmicas na área de Análise Clínica, sendo equipado com modernos equipamentos das áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise.

 

2019

– ESPAÇO COWORKING PARQUE

Criação do Espaço Coworking Parque, que é um espaço colaborativo para trabalhos de grupos interdisciplinares da Fiec, voltado ao desenvolvimento de projetos de Conclusão de Curso Startup – TCC Startup. Os TCCs Startups são projetos objetivando inovação tecnológica, executados sob orientação e administração do grupo de trabalho constituído no Inova Fiec.

 

– HACKATHON REALIZADA PELA NASA

A Fiec sediou a maior competição internacional de Hackathon realizada pela Nasa, o Nasa International Space Apps Challenge. 

 

– EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS

Em parceria com a Muvers, realizaram o projeto Empreendedorismo nas Escolas, que teve como objetivo de empoderar jovens estudantes da rede pública de ensino, a serem líderes  empreendedores, desenvolvemos uma metodologia totalmente lúdica e mão na massa, com o apoio de grandes especialistas, que foram mentores dos estudantes ao longo da jornada.

 

2020

– SALA GOOGLE FOR EDUCATION

A Fiec criou a Sala Google for Education, buscando se manter a frente do seu tempo, aliando a tecnologia ao ensino e aplicando também metodologias ativas de aprendizado, em um ambiente focado no aprendizado por meio da tecnologia, onde os alunos tem acesso a chromebooks individuais, internet e a todas as ferramentas do Google.

 

2021

– CAPACITAÇÃO EDUCAÇÃO AVANÇADA 5.0

O Instituto Galileo Galileu – IGGE, realizou a capacitação e aperfeiçoamento, com foco na atuação profissional dos professores do Ensino Técnico e Tecnológico, bem como desenvolveu um Programa de Educação Continuada para Educadores e Servidores da Fiec.

 

– CAPACITAÇÃO GOOGLE FOR EDUCATION

Foi realizado para professores e gestores educacionais, a capacitação no uso das ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula, utilizando pedagogicamente as tecnologias híbridas educacionais, voltadas para Ensino Técnico e Tecnológico e também a formação para certificação de professores na plataforma Google.

 

2022

– REVITALIZAÇÃO DO PRÉDIO DA FIEC 1

Foi revitalizado o prédio da Fiec 1, com a realização da pintura da fachada e das áreas internas, com cores mais modernas, criando um ambiente acadêmico mais agradável. A Recepção foi reformada com a implantação de um novo layout. Foi também realizada uma nova comunicação visual para a fachada e interior do prédio.

 

2023

– OBRA NOVO PRÉDIO

Visando a redução de custos de manutenção, custos com a duplicidade de serviços contratados para atender a portaria, serviços gerais, manutenção, cantina e otimizar a gestão administrativa, a Fiec está construindo, na unidade do Jardim Regina, um novo prédio, de aproximadamente 2.432m², que tem como objetivo a unificação das 2 unidades. Com o novo prédio, a Fiec terá capacidade para atender simultaneamente até 1.600 alunos por período,

 

– FIEC DE PORTAS ABERTAS

O evento foi criado como uma oportunidade para que a comunidade possa conhecer tudo o que a instituição tem a oferecer, se aprofundar nos cursos e poder ver toda a infraestrutura da Fiec, uma escola que é referência nacional no ensino profissionalizante.

 

2024

– A  professora Rita de Cássia Trasferetti assume a superintendência da Fundação em 1º de maio.

– Entrega do novo prédio da Fiec com  2.353,95m² no mês de dezembro.

Com informações: Assessoria- Fiec

Foto: Arquivo-FIEC