Nova diretoria do Cofeci toma posse com foco na valorização dos corretores de imóveis
A busca pelo fortalecimento do mercado imobiliário e pela valorização da profissão dos corretores de imóveis é o ponto central para a gestão da nova diretoria do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci). Os diretores e conselheiros eleitos para o mandato de 2025 – 2027 tomaram posse durante cerimônia ocorrida nesta quarta-feira (29), no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília. O evento reuniu autoridades e representantes do setor imobiliário.
No evento de posse da nova diretoria estiveram presentes autoridades como Raul de Oliveira, Superintendente Nacional de Habitação Pessoa Jurídica, representante do presidente da Caixa (Carlos Antônio Vieira Fernandes); Weverton Villas Boas de Castro, diretor-presidente da MGI Minas Gerais Participações; Laércio Oliveira, senador; Enrique Morales, presidente da Confederação Inmobiliária Latinoamericana (CILA); Paulo Octávio, empresário; Sostenes Marchezine, secretário executivo da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional; Aécio Dantas, coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas e presidente do Conselho Federal de Contabilidade; Renato Sousa Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Odney Bredy, representando os corretores do estado da Flórida, nos Estados Unidos, e Margarete Coelho, Diretora de administração e finanças do Sebrae nacional.
Durante a solenidade, o presidente do Cofeci, João Teodoro, destacou a magnitude da categoria e o crescimento no número de corretores e de imobiliárias pelo país. “O sistema Cofeci-Creci congrega aproximadamente 650 mil profissionais corretores de imóveis em todo o Brasil e 74 mil empresas imobiliárias. Somos a segunda maior organização do gênero do mundo. Só perdemos para os Estados Unidos e México, que tem cerca de 1 milhão de profissionais. Temos mais imobiliárias, que representam milhares de corretores, e é provável que já estejamos empatando com os Estados Unidos.
João Teodoro ressaltou, ainda, que a compra de um imóvel representa muito mais do que uma negociação comercial, mas sim a realização de um sonho para a população brasileira. “Transformamos a vida das pessoas por meio da nossa mediação no mercado imobiliário. O negócio que proporcionamos é quase sempre o maior negócio da vida do brasileiro. Por isso, é nossa grande responsabilidade. O corretor de imóveis tem uma grande importância na vida de qualquer um da sociedade”, afirmou.
Ainda falando sobre o grande contigente de corretores de imóveis do Pais, João Teodoro também lembrou que a maior parte da categoria já tem formação de nível superior. “62% dos profissionais hoje no Brasil são profissionais de nível superior. Por isso queremos inserir na lei a figura do corretor com formação de nível superior. Os corretores têm importância fundamental na evolução da nossa economia. A cadeia toda, todos os segmentos da produção imobiliária, inclusive o setor de vendas, aproximamos de 18% do nosso PIB”, completou.
Além do presidente João Teodoro, tomaram posse na diretoria os vice-presidentes José Augusto Viana Neto e Marcelo Silveira de Moura, os diretores-secretários Rômulo Soares de Lima e Tibério Vitoriano Benevides de Magalhães e os diretores-tesoureiros Valdeci Yase Monteiro e Vilmar Pinto da Silva.
Credibilidade
Durante o prestigiado evento, Raul de Oliveira, superintendente nacional de Habitação Pessoa Jurídica, representante do presidente da Caixa, destacou a importância da parceria do banco com o mercado imobiliário, que não poderia atuar sem a colaboração dos profissionais do setor. “Não existe mercado imobiliário sem uma Caixa Econômica forte. Mas não existe uma carteira forte no mercado imobiliário sem os corretores dando segurança, credibilidade e condição do mercado crescer de forma sustentável, saudável”, disse.
Enrique Morales, presidente da Confederação Inmobiliária Latinoamericana, ressaltou a relevância do Brasil para o mercado imobiliário global. “É uma honra estar aqui e felicitar a todos por essa gestão de três anos; O Brasil necessita de cada vez melhores serviços imobiliários. A Confederação Latinoamericana Imobiliária é formada por 18 países, incluindo toda a América Latina. O Brasil tem nossa grande consideração”, ressaltou.
Homenagem
Ainda durante a cerimônia, o Vice-presidente do Cofeci e presidente do Creci de São Paulo, José Augusto Viana Neto, foi homenageado com a comenda Medalha do Mérito (ouro). Misturando emoção com bom humor, sua marca registrada entre os amigos, Viana destacou o apoio da família para realizar seu trabalho. “Eu não tenho palavras para agradecer essa demonstração de carinho, respeito comigo”, destacou. Eu estou há 25 anos no Creci, na presidência, e posso me dedicar porque eu tenho a mulher que tenho, que sempre me incentivou”, disse ele.
Celso Raimundo, diretor de Comunicação, Inovação e Tecnologia do Conselho Federal, ressaltou o currículo qualificado de Viana e a relevância dele no setor. “Tivemos a ideia de fazer um arquivo confidencial, com depoimento daqueles que mais te conhecem e te amam. Sei que você é jornalista, foi presidente do Conselho da Associação Comercial de Praia Grande, diretor de Departamento da Indústria da Construção da Fiesp. Esse currículo que eu condensei muito, foi feito com bastante carinho para a homenagem que você merece”, apontou.
Além da posse da diretoria, também foram empossados os Conselheiros Federais, representando cada um dos Conselhos Regionais junto ao Cofeci.
O futuro
O senador Laércio Oliveira destacou que agora em fevereiro o Congresso Nacional volta do recesso e a agenda política do país retorna, assim como as demandas que chegam ao parlamento. “Nós temos um desafio muito grande. Na próxima semana, a gente reinicia os trabalhos no Congresso Nacional. Precisamos da unidade do setor, a soma de forças em todos os cantos, para construir uma agenda positiva, no sentido de suprir as necessidades do setor, como a questão da qualificação, por exemplo”, destacou ele.
Renato Sousa Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por sua vez, destacou o crescimento do ramo imobiliário no ano passado. “O trabalho que o Cofeci-Creci e os corretores fazem é fundamental para o setor imobiliário. Um setor que terminou 2024 muito bem, graças a vocês. Nosso setor cresceu 4%”, disse.
Já o coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões e Regulamentadas e presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior, desejou uma boa gestão para a nova diretoria. “Com bem disse a brilhante Cora Coralina, o que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada. Que vocês possam continuar realizando sonhos, transformando vidas e sendo cada vez mais essenciais para o crescimento da nossa nação”, afirmou.
Sobre o Sistema Confeci/ Cresci
O Cofeci é uma autarquia federal criada em 1962, com a missão, juntamente com os 27 conselhos regionais, de regulamentar e fiscalizar a profissão de corretor de imóveis e representar os profissionais da mediação imobiliária nacional e internacionalmente. O sistema é responsável por organizar a profissão e promover o exercício ético da profissão, além de coibir o exercício ilegal da atividade profissional. O sistema Cofeci-Cresci tem sido um pilar para o crescimento do mercado imobiliário, criando uma relação de confiança entre corretores e consumidores e colabora com o desenvolvimento do mercado e do Brasil.
Com informações: Luzinete Alves
Foto: Divulgação