Estamos em um período do ano bem complicado, pois há muita chuva. O descontrole de chuva é devido aos maus tratos ao meio ambiente. Chove demais em algumas regiões, enquanto outras sofrem com a falta de água. Muitas ações humanas causam esses e outros efeitos.
Jogar lixo no chão faz com que o lixo seja levado para as bocas de lobo, impedindo que as águas da chuva escoem e, assim, se acumulem na rua, causando alagamentos, invadindo casas e destruindo tudo o que houver pela frente.
O desmatamento é outra questão que contribui para os alagamentos. As árvores desempenham um papel importante, pois ajudam a infiltrar a água no solo. Plantas, árvores e demais vegetações puxam a água através de suas raízes para se alimentar e continuam a ajudar a limpar o ar.
A reutilização da água da chuva é uma ótima alternativa para evitar os maus tratos ao meio ambiente. É preciso que as casas tenham um sistema de captação de água que cai no telhado, e ela desce por uma calha que dá em um filtro para limpar e depois vai para um armazenamento. Essa água pode ser usada para lavar o quintal, a calçada, para regar as plantas e muito mais.
Os governos municipais podem também fazer sua parte para ajudar, pois podem limpar as vias por onde as águas da chuva escoam, utilizando equipamentos específicos para isso, fazer uma campanha muito forte para a população não jogar lixo nas ruas, como lixo se joga no lixo, e colocar um desenho de uma sacolinha cheia de lixo. Além disso, devem estar sempre fazendo manutenção e novos tipos de escoamento.
O plantio de árvores também deve ser feito pela população e pelos governos.
Se por acaso você precisar sair em dia de chuva, se não tiver como evitar, crie nos aplicativos de rotas uma rota que passe por ruas que não tenham alagamento. Por exemplo, evite ruas próximas a rios e lagos. Se a altura da água estiver na metade da roda do seu transporte, não entre em alagamentos. Se o carro parar no alagamento, não tente ligar outra vez e tenha muito cuidado ao sair do carro no meio do alagamento.
Agora que sabemos mais sobre os alagamentos e como podemos prevenir e mitigar seus efeitos, é hora de agir. Vamos fazer nossa parte para criar um ambiente mais seguro e sustentável para todos.