Quase 30 pessoas que viviam em uma área de risco no Portal das Mangas, às margens do Rio Jundiaí, foram retiradas do local nesta quarta-feira (5), em Itupeva (SP).
Segundo apurado pela TV TEM, as famílias foram notificadas previamente sobre a remoção da área, mas não cumpriram a determinação de desocupação. O local é uma área irregular para habitação e apresentava risco de saúde pública aos moradores que moravam em barracos construídos. Ao todo, 28 pessoas, de 11 famílias, foram retiradas do endereço.
A Defesa Civil emitiu um laudo que salienta o risco à vida das pessoas que vivem no local e reforçou o perigo após as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.
Construções irregulares
A TV TEM apurou que as construções irregulares estavam alagadas e são fruto de uma invasão de propriedade particular. A situação insalubre do local aumentava a possibilidade de contaminação por doenças como leptospirose.
Agora, a prefeitura vai demolir os barracos pois, além de ser classificada como uma área de risco, o local também infringe o Código de Obras por cometer crime ambiental.
A secretaria de Desenvolvimento Social informou que acompanha o caso e que vai oferecer acolhimento às famílias. Também disse que os pertences pessoas estão sendo retirados e que todas as pessoas serão alojadas provisoriamente no Ginásio Municipal do Completo Esportivo Dorival Raymundo.
Com informações: g1 Sorocaba e Jundiaí
Foto: Prefeitura-Itupeva-SP