Indaiatuba amplia atendimento nas UBSs e por Telemedicina para casos de Dengue

Cinco Unidades Básicas de Saúde atenderão das 17h às 22h e o Telemedicina funcionará também aos sábados e domingos
Com o aumento do número de notificações positivas para Dengue, a Secretaria da Saúde ampliará o horário de atendimento para moradores de Indaiatuba em cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e abrirá o serviço do Telemedicina aos sábados e domingos. A medida foi tomada após videoconferência com o prefeito Dr. Custódio Tavares na manhã da terça-feira (18/2). O objetivo é desafogar a espera nos serviços de Pronto Atendimento, que seguem com o atendimento de urgência e emergência para todos.
A secretária da Saúde informou que Indaiatuba possui 991 casos confirmados de Dengue, 1.073 exames estão aguardando resultado e dois óbitos estão sob investigação. “Nosso município realiza um trabalho muito sério contra a proliferação da Dengue o ano todo. Mesmo com todo cuidado, com o calor e período de chuvas, o número de casos aumenta muito e traz uma sobrecarga no atendimento de saúde. No final de janeiro anunciamos a sala de hidratação para acolhimento em todas as 17 UBSs, agora vamos ampliar até às 22h o atendimento e cinco unidades de saúde e ampliar para sábado e domingo o atendimento no Telemedicina. Todas estas medidas serão reavaliadas e, se necessário, novas estratégias serão tomadas. Nosso objetivo é sempre realizar o melhor atendimento com o menor tempo de espera possível”, ressaltou a Dra Heloisa Salatino.
UBSs – Horário Ampliado
A partir de segunda-feira, dia 24 de fevereiro, as UBSs Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá e UBS 7 (Morada do Sol) ampliarão o atendimento até às 22h, de segunda à sexta-feira, maiores de 12 anos, independente do local de residência em Indaiatuba, com de suspeita ou acompanhamento do tratamento de Dengue. Os principais sintomas da Dengue são febre, associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações.
UBS II Cecap – Praça Vital Barnabé, 197
UBS XII Campo Bonito – Avenida Otília Ferraz de Camargo, 817
UBS João Pioli – Av. Manoel Ruz Perez, 3265
UBS Parque Indaiá – Rua Cristiano Selleguin, 139
UBS VII – Rua José de Campos, 709 – Morada do Sol
Telemedicina
Com o objetivo de diminuir o tempo de espera nos hospitais a Secretaria da Saúde irá ampliar para os sábados e domingos, a partir de 22/2, das 8h às 20h, o atendimento do Telemedicina. O serviço online de consulta médica para moradores de Indaiatuba, maiores de 18 anos, está disponível dentro da plataforma Minha Indaiatuba. Siga os passos de como usar:
1 – Acesse o link: https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/
2 – Com as credenciais do GOV.BR acesse o Minha Indaiatuba. Após entrar, clique no Teleatendimento
3 – Autorize o acesso da Câmera e Microfone
4 – Clique no Telemedicina
5 – Pronto, agora é só aguardar. Lembrando que o acesso é autorizado apenas para população com cadastro no SUS e que tenha passado pela UBS do seu território.
Casos Graves
A Secretaria da Saúde orienta ainda, que se, os sintomas estiverem associadas fortes dores na barriga, algum sangramento, vômitos persistentes, falta de ar ou queda de pressão, a pessoa precisa procurar diretamente a UPA 24 Horas e o Hospital Dia (segunda à sexta, das 17h às 23h, sábados, domingos e feriados das 7h às 19h).
Os casos de dengue precisam manter acompanhamento e retornos conforme indicação médica, além de seguir as recomendações de hidratação e o uso de medicamentos, somente com prescrição.
Com informações: Assessoria- PMI
Foto: Divulgação