Cidades

Com 19%, umidade relativa do ar e índice UV preocupam Defesa Civil de Indaiatuba

INDAIATUBA – A umidade relativa do ar na cidade foi medida e registrou 19% nesta sexta-feira (22). A Defesa Civil está em estado de alerta por que o ideal, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que estes índices estejam entre 40 e 60%.

A recomendação é para que os moradores evitem exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, além de aglomerações em ambientes fechados. Para reduzir os efeitos provocados pelo “tempo seco”, informou a Defesa Civil, é aconselhável uso de soro fisiológico para olhos e narinas. Outra dica importante é o uso de protetor solar e hidratante durante exposição ao sol, e ainda a umidificação de ambientes fechados com vaporizador, recipiente com água ou uma toalha molhada.

O município entra em estado de alerta quando a faixa vai de 12% a 20%. Os dados da Defesa Civil são referentes às informações da Estação Meteorológica Automática(EMA), localizada no Jardim Esplanada II e operada pelo IAC e pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).