
A obra histórica coloca a região em um novo patamar de desenvolvimento e segurança hídrica
Foi assinada na última terça-feira (06) a Ordem de Serviço que oficializa o retorno das obras da Barragem do Ribeirão Piraí. A formalização ocorreu na 2ª Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), na Câmara Municipal de Cabreúva, e é de grande importância para a segurança hídrica e desenvolvimento da região.
A barragem tem capacidade de armazenamento prevista de 10 bilhões de litros de água e garantirá maior disponibilidade hídrica, especialmente nos períodos de estiagem, para os municípios de Salto, Itu, Indaiatuba e Cabreúva, beneficiando diretamente cerca de 700 mil pessoas. A obra conta com o investimento de R$70 milhões junto ao Governo Estadual.
O desenvolvimento sustentável é uma das preocupações do CONIRPI, por isso a reunião também marcou a apresentação da anuência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que emitiu parecer favorável à supressão da vegetação de estágio médio reforçando a viabilidade ambiental do empreendimento.
Estiveram presentes na Assembleia a professora Noemi Bernardes (prefeita de Cabreúva e presidente do CONIRPI), Dr. Custódio Tavares (prefeito de Indaiatuba), Herculano Passos (prefeito de Itu e vice-presidente do CONIRPI), Geraldo Garcia (prefeito de Salto) e vereadores dos municípios que compõem o consórcio. O Deputado Estadual Rogério Nogueira, o superintendente do Saae de Indaiatuba Sandro Coral e a superintendente do CONIRPI Vanessa Kuhl também marcaram presença.
A retomada das obras representa um passo fundamental para a segurança hídrica da região, consolidando o compromisso dos municípios consorciados com a gestão sustentável dos recursos hídricos e a qualidade de vida da população.
Foto: Eliandro Figueira GP/PMI
Com informações: Assessoria-PMI
Foto: SAAE