‘Legado e sonho’: coronel Coutinho assume comando da Polícia Militar de São Paulo

O pátio da Academia Militar do Barro Branco, na zona norte de São Paulo, foi palco de muita emoção nesta sexta-feira (23). Após mais de 30 anos na instituição, o coronel José Augusto Coutinho assumiu o cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Estado, o mais alto da hierarquia.
“É um momento de muita emoção, é a concretização de um sonho. Nunca consegui na minha carreira fazer uma passagem de comando e hoje faço a do comando da PM, assumindo o posto”, disse o coronel, que anteriormente era subcomandante da corporação, cargo que pertence agora ao coronel Erick Gomes Bento – antigo Chefe do Gabinete do Comando Geral da Polícia Militar.
Coutinho comentou que o seu comando será uma continuidade do que vinha sendo desenvolvido pelo coronel Cássio Araújo de Freitas, ex-comandante-geral da PM, em especial, o combate às organizações criminosas, visando a busca e captura das lideranças, a asfixia financeira e a quebra da cadeia logística do crime.
“As parcerias com as demais forças de segurança, com Ministério Público, Poder Judiciário e demais órgãos serão renovadas e outras iniciadas. Buscaremos a simplificação de processos e rotinas, visando aumentar o ativo operacional a ser empregado no patrulhamento preventivo, sempre focado na melhoria dos indicadores e na percepção de segurança”, complementou o coronel.
O militar iniciou a carreira na PM em 1992 e se formou como aspirante a oficial dois anos depois. Durante sua trajetória, liderou o Policiamento de Choque, o 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar (Rota), o 4º Batalhão de Choque – Operações Especiais e já foi chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque.
4 décadas de PM
Coutinho assumiu o lugar deixado pelo coronel Cássio Araújo de Freitas, que foi para a reserva após comandar a PM desde janeiro de 2023. No dia 17 de abril, o Governo de São Paulo formalizou a troca por meio da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
O agora ex-comandante disse “passar um filme na cabeça” quando realizou um ensaio para a solenidade da troca de passagem de comando. Ele avaliou sua trajetória como anos intensos, mas altamente satisfatórios no âmbito pessoal, profissional e espiritual.
“Foram 40 anos de propósito até o cumprimento da missão no último mês. Eu era um garoto de 14 anos, que na Páscoa começou a estudar para as escolas militares. Essa decisão mudou a minha vida para sempre”, disse o coronel aposentado.
Emocionado, ele se despediu do cargo e deixou um recado ao seu sucessor: Peço que cuide dos nossos veteranos para que um dia todos possam dizer que o dever foi cumprido. Obrigado a todos vocês pelos resultados que entregaram durante esses anos”, finalizou.
Sucessão natural
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, acompanhou o ato simbólico da troca do comando. Os dois coronéis abateram as espadas, um gesto que representa respeito mútuo, além da transferência da autoridade e responsabilidade dentro da instituição.
“Essa sucessão de comando é natural, o que garante que o legado do coronel Cássio continuará. O legado será ainda maior diante do comando do coronel Coutinho”, resumiu o chefe da pasta. No final, houve a inauguração do retrato do coronel Cássio na galeria de eternos comandantes. Ele também foi condecorado com o colar Alto do Ipiranga, a mais nobre honraria concedida pelo estado.
“Dia simbólico em um lugar simbólico. Entendo a emoção dos dois porque é aqui onde tudo começa, onde os jovens começam a moldar a sua carreira e aprender valores. E a sua história aqui te credencia para essa nova missão, coronel Coutinho”, disse o governador do estado, Tarcísio de Freitas, que participou da solenidade.
“O coronel Cássio assumiu o compromisso com dignidade e lealdade. Um comandante que nos entregou resultados valiosos, entregou uma redução importante de indicadores criminais. Os menores indicadores de uma longa jornada, de muitos anos, uma transformação que está em curso, uma polícia que se prepara continuamente. A Polícia Militar de São Paulo está vencendo uma batalha dura contra o crime organizado graças à liderança”, encerrou o discurso o chefe do Executivo estadual.


Com informações: SSP-SP